Saúde do trabalhador e prevenção do suicídio são discutidas em ‘Ciclo de Conversa’ no HC

Encontro foi realizado ontem (26), na Sala de Aula Residente Hely José Farias Neto, no hospital universitário

Reflexões sobre a identificação de comportamentos e de sinais de sofrimento das pessoas e sobre a importância da escuta na prevenção de problemas relacionados à saúde mental, como o suicídio, foram debatidas às quintas-feiras de agosto no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh por meio do Ciclo de Conversa “Saúde Mental do trabalhador: um diálogo necessário”. O último encontro dessa roda de conversa foi realizado ontem (26), na Sala de Aula Residente Hely José Farias Neto, no hospital universitário.

“O balanço foi positivo. Conseguimos falar sobre o suicídio com tranquilidade e sensibilizar os participantes a respeito do tema, demonstrando que é possível prevenir o suicídio, um fenômeno que é subnotificado em todo o mundo. A escuta e o acolhimento são fundamentais para aqueles que estão em sofrimento”, comentou Adélia Monteiro, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais do HC, um dos setores que promoveu a atividade.

Segundo Adélia, durante as dinâmicas, também foram feitas diversas propostas de melhorias das relações no ambiente de trabalho e para a manutenção da saúde mental. “Recebemos várias propostas que vamos analisar. Por exemplo, sugeriram investimentos em espaços de convivência e a criação de uma ouvidoria de saúde mental, soluções que iremos levar à Divisão de Gestão de Pessoas e à Superintendência para estudo”, comentou.

Ao longo das dinâmicas foi enfatizado que é possível prevenir o suicídio, conforme explicou a psicóloga Suzana Livadias, do HC, uma das facilitadoras do Ciclo de Conversa, destacando a importância da atenção aos sinais de sofrimento das pessoas, da escuta e do diálogo, entre outras atitudes que tornam o ambiente de trabalho um local acolhedor e disponível. “Essas estratégias podem ajudar. Se você não tem tanta intimidade com a pessoa em sofrimento, é possível conversar com alguém que tenha para promover esse acolhimento”, afirmou.

Neste primeiro momento, as chefias foram o público-alvo. “Achamos importante fazer algo de cunho pedagógico na área da Educação e Saúde, que envolvesse no primeiro momento as chefias com o propósito de que elas e as coordenações pudessem capilarizar essas discussões sobre saúde mental e, especificamente, sobre suicídio, para os seus pares”, afirmou a chefe do Serviço de Psicologia do HC, Luciana Souza Leão.

O Ciclo de Conversa contou com quatro encontros ao longo do mês de agosto e tiveram como facilitadores as psicólogas Suzana Livadias e Luciana Souza Leão e o médico psiquiatra Tiago Durães. A atividade foi promovida pela Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, pelo Grupo de Trabalho de Prevenção ao Suicídio e pela Superintendência do HC.

Data da última modificação: 27/08/2021, 18:14