Revista idealizada por Paulo Freire é tema de documentário

Rodrigo Santos realizou pesquisa nos acervos da UFPE e também realizou entrevistas

A história da publicação “Estudos Universitários: revista de cultura”, idealizada pelo educador pernambucano Paulo Freire, é contada no documentário “Estudos Universitários – 60 anos”. O filme dirigido por Rodrigo Santos estreou ontem (4), no Cinema da UFPE (Centro de Convenções), como parte do 7º Encontro de Extensão e Cultura da UFPE (Enexc).

A revista “Estudos Universitários” está vinculada atualmente à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). A publicação é editada pela Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI). Ela foi idealizada por Paulo Freire em 1962, quando o educador fundou, junto a Luiz Costa Lima, João Alfredo e demais colaboradores, o Serviço de Extensão Cultural (SEC) da Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco).

Foto: Júnior Anjos

Diretor destaca importância do resgate histórico da revista

No dia da estreia do documentário, Rodrigo Santos agradeceu aos entrevistados e às demais pessoas que tornaram possível a realização do documentário (funcionários da Proexc, bolsistas e equipes do Repositório Attena e do Memorial Denis Bernardes). “Realizamos entrevistas ainda durante o período pandêmico. Captamos algumas imagens aéreas e fizemos pesquisas nos acervos do Attena e do Denis Bernardes. É muito importante que acervos assim existam. Acho que esse trabalho mostra como temos muito potencial para, tendo recursos, fazer uma grande universidade, uma instituição que tem uma função no presente”, comentou o diretor.

“Nós mostramos várias fases da revista. Fazemos um apanhado de fatos que ocorreram ao longo desses 60 anos, como o que aconteceu a partir de 1964, as pessoas sento afastadas…”, citou Rodrigo Santos, em entrevista após a exibição do filme. “O documentário também mostra o fortalecimento da Universidade. Como exemplo, lembro agora de uma fala da professora Eliete Santiago, a UFPE já não é mais uma universidade do litoral, mas também é uma universidade do interior [com a inauguração dos campi de Vitória e Caruaru]. É uma universidade mais negra, mas precisa ser ainda mais democrática e diversa”, completou.

O documentário “Estudos Universitários – 60 anos” deve ser publicado em breve, após alguns ajustes, no canal da Proexc no YouTube.

cgape.proexc@ufpe.br

Data da última modificação: 05/10/2022, 15:14