Revid-UFPE realiza oficinas para inclusão digital

Projeto vai oferecer seis oficinas até o mês de maio

Amanhã (24), a Rede de Vivências Pela Inclusão Digital da UFPE (Revid-UFPE) dá início a mais uma série de oficinas que objetiva inserir os alunos e professores neste período de pandemia em temas diversos relacionados ao ensino remoto. No total, o projeto vai disponibilizar seis oficinas, de fevereiro a maio, com horários distintos.

A primeira delas vai ser ministrada pelas curadoras do Revid-UFPE Estafane Domingos, estudante de graduação em Pedagogia, e Roberta Tamires, de licenciatura em Ciências Biológicas. A oficina terá como foco o Google Classroom, ferramenta adotada recentemente pela UFPE, que é utilizada pelos professores e alunos na modalidade remota do ensino.

“O objetivo da oficina é auxiliar os alunos que ainda não tem familiarização com o Classroom, para poderem utilizá-lo da melhor forma”, pontuou Roberta. “No ano passado, a UFPE realizou o período remoto, mas nem todos os estudantes participaram por não terem ferramentas tecnológicas, ou por medo de não saberem usar as plataformas”, acrescentou.

As oficinas pretendem potencializar a inclusão digital na UFPE. A ideia de duas curadoras fazerem a live passa pela necessidade de facilitar o diálogo entre os graduandos para que eles possam contribuir uns com os outros, tirar dúvidas sobre os equipamentos, “não só para o contexto acadêmico como também para as suas vidas”, comentou Auxiliadora Padilha, coordenadora do Revid UFPE.

“Inclusão digital não se refere, somente, à realização das atividades da Universidade, mas ao acesso às informações e a condição de produzir algo a partir desses equipamentos. Ninguém inclui, as pessoas optam por estarem incluídas”, ressalta a professora. As inscrições para as oficinas estão abertas e todos vão poder acompanhar ao vivo no YouTube pelo canal do Hub Educat.

Confira a programação completa

Como usar o Classroom para assistir as aulas on-line
Palestrantes: Estefane Domingos e Roberta Tamires (graduandos e bolsistas de Inovação do Revid-UFPE)
Horário: Das 10h às 11h