Notícias Notícias

Voltar

Revid-UFPE promove “Mês da Educação Emocional” para comunidade estudantil

A programação começa nesta segunda-feira (14) e será formada por oficinas e palestras sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional

Diante da intensificação do ensino remoto e do contexto de pandemia mundial, a Rede de Vivências para Inclusão Digital da Universidade Federal de Pernambuco (Revid-UFPE) promove o “Mês da Educação Emocional”, que se inicia nesta segunda-feira (14), às 14h, no YouTube do Hub UFPE. A programação é voltada à comunidade estudantil e busca discutir sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional, sobretudo, diante do atual cenário de acirramento das aulas em regime remoto.

“Estamos com três semestres em apenas um ano. Além disso, vivenciamos um estresse muito grande não só pela carga excessiva e o medo, mas sobretudo por termos pessoas tão próximas sofrendo na pandemia, seja por uma questão financeira, psicológica ou de perder alguém muito próximo”, explica Marcos Barros, um dos coordenadores do Revid-UFPE.

De acordo com uma das convidadas para a programação, Dalvaneide Araújo, idealizadora do Programa Cuidar de Si e doutoranda do Programa de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a discussão sobre o assunto é crucial diante do aumento do número de casos de estudantes com depressão neste período pandêmico de intensificação de restrições. “Com a pandemia essa situação se agravou porque deixamos de realizar atividades que ajudavam na produção de alguns hormônios que fazem bem à nossa saúde emocional. Além disso, os alunos estão em aulas remotas emergenciais e vivenciam um batalhão de atividades para dar conta da distância que separa o professor do aluno”, explica Dalvaneide.

As atividades do “Mês da Educação Emocional” se iniciam com uma live de abertura que será conduzida pela curadoria do Revid-UFPE. São quatro estudantes de graduação da Universidade que também têm vivenciado os desafios impostos pelo agravamento do semestre remoto e são responsáveis pelo acompanhamento contínuo dos alunos que fazem parte do Projeto. “Os quatro curadores cuidam dos mais de 500 alunos que receberam os tablets, e esse cuidado significa criar estratégias para que os alunos permaneçam na universidade mesmo na pandemia e nas dificuldades”, diz o coordenador do Hub UFPE, Marcos Barros.

Além disso, as oficinas e palestras sobre a temática serão abordadas por três especialistas responsáveis por relevantes projetos no campo da saúde e educação emocional. Além de Dalvaneide Araújo, a programação conta com a participação de Mariana Arantes, doutora em Educação, fundadora e diretora do Portal Educação Emocional, pesquisadora na UFPE na linha de Educação e Espiritualidade e membro do Instituto de Formação Humana. Também terá as contribuições de Juliana Didier, professora, pesquisadora em bem-estar digital e coordenadora do Portal Digital Equilibrium.

As inscrições para participar das atividades e receber os certificados devem ser feitas no site do Hub UFPE, na aba voltada às formações. O endereço também traz a programação completa do evento.

REVID-UFPE – Criado em 2020, o projeto integra o Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais da instituição e é ligado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da UFPE, coordenado pelo professor Marcos Barros. O Revid-UFPE também é dirigido por duas professoras da Universidade com atuação nos campos da informática, educação e tecnologia. São elas: Rosalie Belian, do grupo de Informática no Desenvolvimento da Educação e da Saúde (Ideias), e Patrícia Tedesco, do Grupo de Inteligência Artificial Simbólica. Ambas as contribuições têm como objetivo central promover uma melhor aprendizagem à comunidade estudantil neste período de educação remota.

Data da última modificação: 10/06/2021, 17:45