Representantes do Inmetro RJ visitam Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (LaCA²I)

Objetivo é iniciar um processo de creditação para certificar e fiscalizar produtos infantis

Professores da UFPE e equipe do Inmetro durante a visita

Uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Rio de Janeiro (Inmetro RJ) realizou uma visita ao Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (LaCA²I) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de segunda (18) até ontem (21) a fim de iniciar um processo de creditação para que o laboratório possa certificar e fiscalizar produtos infantis. Prevista para começar em agosto em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), a ação será realizada inicialmente com brinquedos e posteriormente com berços, carrinhos de bebê e outros produtos. As atividades também incluíram uma reunião com o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Os representantes do Inmetro RJ, Romeo Daroda e Valnei Cunha, da Divisão de Vigilância de Mercado (Divig) e da Diretoria de Avaliação da Conformidade (DCONF), fizeram uma avaliação para verificar a aptidão do laboratório para realizar testes com produtos infantis. Em novembro, profissionais do LaCA²I também passarão por um treinamento sobre a norma técnica ISO 17.025, que trata de creditação de laboratórios, para auxiliar no processo. “A gente já tem uma parceria longa com o Inmetro, há quase dez anos”, explicou o professor Walter Franklin, do Departamento de Design da UFPE, coordenador do LaCA²I.

O LaCA²I desenvolve atividades relacionadas a uma visão crítica do design e ao desenvolvimento inteligente como ferramenta elucubrativa à experiência cotidiana dos usuários. Contrapondo-se ao desenho industrial recorrente, o grupo desenvolve atividades que visam ir além de conceitos de uso e produção, por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com criação e análise de novos artefatos, metodologias, entre outros.

VISITA - A equipe do Inmetro RJ aproveitou a ocasião para visitar também o Grupo de Experimentação de Artefatos 3D (Grea3D), coordenado pelo professor Sadi Seabra, do Departamento de Expressão Gráfica; o Laboratório de Calibração e Instrumentação Biomédica (Labcem), coordenado pela professora Patrícia Lessa, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES); o Laboratório de Fotônica I, onde houve apresentações dos professores Antônio Belfort e Renato Araújo, do DES; e o Instituto Keizo Asami (iLika), ligado ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), dirigido pelo professor José Luiz de Lima Filho.

Data da última modificação: 22/07/2022, 14:16