Notícias Notícias

Voltar

Relação dos jardins com o espaço urbano é debatida no Prospecta VIII, na Biblioteca Central

Evento é comemorativo ao aniversário de Burle Marx, autor do jardim do prédio da Sudene, hoje sob a responsabilidade da UFPE

O crescimento das cidades, com suas questões de moradia, transportes e mobilidade, reflete na relação das pessoas e do espaço urbanístico com os jardins. Para debater o assunto, o Instituto Futuro e o Laboratório da Paisagem da UFPE realizaram o Prospecta VIII com o tema “O futuro do jardim”. O evento aconteceu na manhã de hoje (28), no auditório 3 da Biblioteca Central, no Campus Recife da Universidade. 

Foto: Passarinho

Palestrantes exaltaram importância dos jardins para a população

“A ideia desse evento foi justamente aproveitar o aniversário de Burle Marx para que a gente pudesse refletir sobre a importância dos jardins, coincidindo com o fato de que, agora, a Universidade é cuidadora de um jardim de Burle Marx. O assunto merece destaque pela importância que o jardim tem como um espaço público, um lugar de encontro das pessoas, e pela dimensão ambiental que eles têm”, explicou a coordenadora do Instituto Futuro, professora Maria de Jesus de Britto Leite. Roberto Burle Marx foi um grande paisagista brasileiro, nascido em agosto de 1909.

A professora Ana Rita de Sá Carneiro, uma das palestrantes do evento, que responde pelo Laboratório de Paisagem da Universidade, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, destacou a importância de a UFPE ser, atualmente, cuidadora de um jardim de Burle Marx, localizado no prédio da Sudene, que, segundo ela, conta com 78 espécies. Para a docente, o tema precisa sempre ser debatido. “O jardim precisa ser discutido sempre, porque ele é algo que está em movimento e mudando. O jardim não é independente da arquitetura, o edifício existe com o jardim, é isso que esse conjunto da Sudene mostra como sua arquitetura moderna”, afirmou.

Os professores Filipe Campello, do Departamento de Filosofia; Marccus Alves, do Departamento de Botânica, além da arquiteta e artista plástica Fátima Macra, também palestraram durante o encontro. O professor Marccus Alves destacou a importância da reflexão sobre os jardins como área verde. “Precisamos refletir sobre a importância de um jardim, de uma área verde, e qual a importância dele para a população, desde a questão urbanística, para a cidade como um todo, e também para as questões individuais”, explicou ele. 

A mesa de abertura do evento foi composta pelos palestrantes, além da coordenadora do Instituto Futuro, professora Maria de Jesus de Britto Leite, e o professor Mariano Aragão, representando o reitor Anísio Brasileiro. O docente enfatizou o papel acadêmico do debate. “Uma discussão como esta traz informações e faz com que os estudantes incorporem, em sua formação, o olhar para os jardins”, comentou. 

O Prospecta é um evento do Instituto Futuro que busca a interação entre os conhecimentos produzidos na UFPE para tornar mais clara a sua contribuição para com a sociedade. O propósito é a tessitura de uma rede transdisciplinar construída em torno de problemas considerados fundamentais para o mundo, para o país e para a Região Nordeste.

Mais informações
Instituto Futuro

inst.futuro@gmail.com 

Data da última modificação: 29/08/2018, 15:58