Redec-UFPE viabiliza projeto de curadoria para professoras do interior de Pernambuco

Curadoria será oferecida para oito professoras do município de Glória do Goitá, na Zona da Mata, com o objetivo de incentivar autonomia e empoderamento no ensino

Da assessoria do Redec

Diante do cenário e da necessidade de assistência a professoras diante do ensino remoto, a jornalista e professora Romerita Farias sorteou oito professoras do município de Glória do Goitá, Zona da Mata de Pernambuco, para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres. O projeto “Escuta Solidária” foi lançado no encerramento do Festival de Aprendizagem Através do Encantamento, oferecido entre os dias 20 e 22 deste mês, pelo Programa de Extensão Residência Docentes nas Ciências (Redec), atividade de extensão vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Eu tenho certeza que esse projeto vai contribuir no processo de transformação, empoderamento e expressividade feminina dessas mulheres. Que elas consigam movimentar os seus projetos de vida e que se sintam empoderadas com a sua história”, explica Romerita.

O projeto será dividido em três blocos. No primeiro, as participantes vão poder conhecer a curadoria, as abordagens que serão utilizadas e compartilhar as suas vivências. No segundo momento, irão refletir sobre suas histórias e as narrativas que as envolvem. A finalidade é fazer com que as mulheres se percebam no mundo, de dentro para fora. Por fim, depois de dividir e entender as suas histórias, essas professoras vão poder revelar-se e posicionar-se como agente autônomo e transformador de sua realidade.

Morgana Maria, professora da Educação Infantil do município de Glória do Goitá, relata sua expectativa com a curadoria. “Achei superinteressante a proposta, e fiquei surpresa ao ser sorteada. Acredito que pode ser muito bom, no sentido de despertar um olhar mais profundo de como me enxergo, ou como algumas pressões do dia a dia podem afetar no nosso desempenho profissional”, afirma.

Com essa curadoria, o Redec confirma que suas ações e a aprendizagem vão além da sala de aula, como explica Dalvaneide Araújo, coordenadora do Redec e do Programa Cuidar de Si. “Ficamos muito felizes em poder compartilhar esse projeto de escuta ativa para as mulheres profissionais de educação. Desde o início do Redec, temos trabalhado na valorização da educação emocional dos professores e estudantes, entendendo que o processo de aprendizagem de forma integral leva em consideração também a família, a comunidade, o colégio e o corpo docente”, diz.

Data da última modificação: 30/07/2021, 20:12