Rádio Cordel UFPE, do CAA, inicia temporada 2021

A Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste, projeto de extensão do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da UFPE, começa a sua temporada 2021 agora em março. A Rádio Cordel UFPE dedicou a sua programação, desde o ano passado, à produção de programas especiais sobre a pandemia da Covid-19. Neste ano, ainda seguindo os protocolos de segurança e de distanciamento físico, haverá uma programação mais diversa, com gêneros que vão da audiobiografia ao entretenimento, mas sempre com foco no cidadão do Agreste pernambucano.

Cinco podcasts fazem parte da grade da rádio na primeira temporada de 2021, que vai até julho. Na próxima quarta (10), começa a nova programação com a série “As Sanfonas de Tavares da Gaita”, podcast sobre a vida e obra do instrumentista natural do Agreste Tavares da Gaita (1925-2009), que, no dia 10 de março deste ano, completaria 96 anos de idade se estivesse vivo. Serão dez episódios que irão ao ar todas às quartas e sextas.

Após a veiculação da série As Sanfonas de Tavares da Gaita, entram no ar os podcasts “Notas de Rodapé”, “Oxe! Nem te conto”, “Café com as Minas” e “Já pensasse?”, sempre às quartas-feiras. Ou seja, cada um deles tem periodicidade mensal. O primeiro, “Notas de Rodapé”, tem como tema central a literatura, debatendo as novas produções editoriais e os livros já conhecidos pelo grande público. O segundo, “Oxe! Nem te conto”, irá trazer histórias de vida de cidadãos comuns e personalidades da Região Agreste. O terceiro, “Café com as Minas”, terá como foco a discussão de temas ligados à mulher: sororidade e resistência. O quarto, “Já pensasse?”, terá como objetivo fazer uma roda de diálogo para debater temas nas áreas de política e cultura com informações atualizadas.

O selo da temporada de 2021 da Rádio Cordel UFPE foi criado pela aluna, do curso de Design, Emilly Monteiro. A trilha original de abertura dos programas da Cordel deste ano é de autoria do aluno Gabriel Vilanova, do curso de Comunicação Social. A Cordel elabora produtos para o rádio tradicional e o podcast. Eles podem ser sintonizados pelas plataformas de áudios Spotify, Radio Públic, Pocket Casts, Overcast, Google Podcasts, Breaker e Anchor. É possível ter acesso ao conteúdo do projeto pelo Instagram @radiocordel, Facebook do Observatório da Vida Agreste e site.

Os episódios já produzidos também foram veiculados nas Rádios Universitária 99.9 FM e Paulo Freire, assim como nas rádios Frei Caneca, do Recife; Líder FM, em Toritama; e da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. Também teve o conteúdo disponibilizado para rádios comunitárias de todo o país.

A Rádio Cordel é um projeto de extensão que faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquita, envolvendo uma equipe de mais de 20 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto começou em 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.

Data da última modificação: 08/03/2021, 21:33