Rádio Cordel do CAA divulga o Peripatocast: um podcast que debate temas do cotidiano

Os programas estão disponibilizados nas principais plataformas de streaming de áudio

O Peripatocast lança, agora em maio, o seu primeiro episódio: “Desafios do Ensino Remoto”, debatendo as diferenças entre esse modelo de ensino e o do Ensino a Distância (EAD). Nele, apresenta os obstáculos enfrentados pelo mundo acadêmico, contando com entrevistas de alunos e professores sobre as realidades distintas vivenciadas desde o início da pandemia da covid-19. Entre os depoimentos, as experiências de docentes e discentes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, e a iniciativa de uma professora da rede pública do Estado que criou um programa de rádio para ensinar redação aos seus alunos, que não tinham computadores nem acesso fácil à internet.

O segundo episódio, intitulado “Memes: apenas entretenimento?”, já está em produção e abordará como os memes na internet podem ser utilizados como uma ferramenta educacional para fomentar a crítica e a conscientização política e social. Este podcast trará exemplos de produtores de conteúdo para a internet que utilizam a narrativa dos memes para gerar reflexão nos seus seguidores.

RÁDIO CORDEL – Os programas do Peripatocast são disponibilizados pela Rádio Cordel UFPE – projeto de extensão que faz parte do Núcleo de Design e Comunicação do CAA – nas principais plataformas de streaming de áudio. É possível, também, acompanhar o podcast pelo seu perfil no Instagram (@peripatocast), onde são divulgadas as novidades de cada episódio, além de postagens interativas.

O Peripatocast é um podcast universitário que incorpora tanto o estilo narrativo quanto o bate-papo entre apresentadores e entrevistados. A escolha da trilha sonora e sonoplastia proporciona uma escuta leve e descontraída, levando informação e conhecimento para o ouvinte.

Este podcast é uma parceria com a Rádio Cordel UFPE. A produção de conteúdo da Cordel está vinculada às ações de ensino e pesquisa das professoras Sheila Borges e Giovana Mesquita. E conta com a participação de alunos dos cursos de Comunicação Social e Design, do CAA. É produzido por Cecília Souza, Eduardo Silva, Heverton Vinícius, Ricardo Lemos, Robson Martins e Valdenilson Henrique.

Data da última modificação: 21/05/2021, 18:27