Projetos Rádio Cordel e Radionovela são finalistas da Expocom Nordeste 2021

Os projetos de extensão do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE “Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste” e “Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio” são finalistas do Expocom Nordeste 2021. O Rádio Cordel concorre na categoria 'Programa Experimental de Rádio' e o Radionovela na de 'Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série'. O encontro regional integra a edição 2021 do Encontro Intercom Inter-Regiões, que ocorre em agosto desse ano, e que reúne estudantes, pós-graduandos, professores e pesquisadores de comunicação para conferências, apresentações de trabalhos e outras atividades ligadas à área.

O projeto “Rádio Cordel UFPE” tem como proposta criar, produzir e veicular programas para uma rádio comunitária, que funcionará como rádio poste nas dependências do campus do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade da Universidade Federal de Pernambuco em Caruaru. Por ora, veicula a sua programação em rádios tradicionais parceiras e transmite seu conteúdo na internet por meio de podcasts. Os programas são elaborados por alunos dos cursos de Comunicação Social e de Design, do Núcleo de Design e Comunicação do CAA.

Já o “Radionovela’ é um projeto de extensão que realiza a criação de radionovelas, com adaptações de obras de autores nordestinos, que possuem textos de leitura obrigatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Dessa forma, a iniciativa busca facilitar o acesso de estudantes secundaristas a obras exigidas para as provas citadas. Já foram adaptados os romances “Senhora”, de José de Alencar; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; e o “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, que ganhou uma releitura temática que aborda a Covid-19.

Para obter mais informações e acessar os conteúdos produzidos, acesse o Instagram dos projetos: @radiocordel e @radio.novela

Data da última modificação: 05/07/2021, 17:27