Notícias Notícias

Voltar

Projetos de startups do Polo Tec UFPE são aprovados no Edital Centelha/PE II da Facepe

As startups do Polo Tec UFPE contempladas são e.AÍ Tecnologias Inteligentes, GumLifeBrasil, pluVi, Arqueatec, Reminera, Move’s e Pegasus

Sete projetos de startups vinculadas ao Polo Tec da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram aprovados no Edital 28/2021 – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha/PE II, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Pernambuco. Ao todo, foram contemplados 60 projetos de fomento para contratação. O resultado final foi publicado, no último dia 15, pela Facepe. 

O Programa Centelha/PE visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

As startups do Polo Tec UFPE contempladas são e.AÍ Tecnologias Inteligentes, GumLifeBrasil, pluVi, Arqueatec, Reminera, Move’s e Pegasus. O Polo TeC UFPE, sob a gestão da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine)/Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), estimula e presta apoio aos estudantes empreendedores e atua na promoção da cultura da inovação junto à comunidade acadêmica.

Conheça os sete projetos aprovados

“Robô UVC para Desinfecção de Ambientes com Inteligência Artificial”
Startup: e.AÍ Tecnologias Inteligentes
Proponente: José Gilson de Almeida Teixeira
Temática: Manufatura Avançada e Robótica

A startup e.AÍ vem aperfeiçoando seu dispositivo para desinfecção robótica inteligente de microrganismos em ambientes usando Inteligência Artificial e Radiação Ultravioleta (UV-C). A partir da aplicação de resultados de pesquisas de classe mundial em Inteligência Artificial e Robótica, o dispositivo vem se tornando cada vez mais autônomo e, em breve, também poderá ser controlado remotamente. A desinfecção utilizando o robô UV-C da e.AÍ garante mais qualidade e torna os ambientes mais seguros e saudáveis porque elimina os fungos, bactérias e vírus das superfícies e do ar respirado nos ambientes. 

Contatos
Instagram 
gilson.teixeira@ufpe.br

“Goma do Cajueiro: Novo Excipiente”
Startup: GumLifeBrasil 
Proponente: Joandra Maísa da Silva Leite
Temática: Química e Novos Materiais

A GumLifeBrasil é uma startup de obtenção de polissacarídeos a partir de métodos sustentáveis. Apresenta o produto Hidrocoloide do Cajueiro. É um polissacarídeo obtido através do exsudado da árvore Anacardium occidentale L., popularmente conhecido como Cajueiro. É uma matéria-prima altamente versátil e pode ser adotado nas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e pesquisa científica. Além disso, contribui para a sustentabilidade e economia regional.

Contatos
Instagram 
joandramaisa@hotmail.com

“Área de Interesse Social – Abastecimento Alternativo com Água de Chuva”
Startup: pluVi
Proponente: Julio Cesar Azevedo Luz de Lima
Temática: Tecnologia Social

Para contornar o problema da escassez de água, o PluGoW oferece um sistema seguro e inovador de reservatório, captação de água da chuva e tratamento da água sem produtos químicos. Utilizando tecnologias com comprovação científica em fase de Protótipo Testado, o Plugow oferece água potável para consumo humano, aliando água da chuva ao abastecimento convencional. Atendendo ao setor privado e a políticas públicas, vai muito além do oferecido no mercado, revolucionando o saneamento. A startup irá fornecer ao novo mercado do saneamento um produto inovador que contribuirá para universalização do acesso à água se apropriando da nova matriz hídrica, disponibilizada em 2017, quando a água da chuva foi reconhecida enquanto recurso hídrico através da Lei das Águas.

Contatos
pluvistartup@gmail.com
julio.luz@ufpe.br

“Nova Geração de Retardantes de Chamas a Base de Nanobiogel”
Startup: Arqueatec
Proponente: José Yago Rodrigues Silva 
Temática: Nanotecnologia

Uma nova classe e manejo de um material resistente ao fogo foi desenvolvida: nanobiogel, formado a partir de um polímero natural, o material funciona no controle, contenção e extinção de chamas através de uma tecnologia nova, simples, escalonável e de baixo custo (até 90% mais barato que o comercial); além do seu uso no revestimento de paredes e tecidos ou inibição e extinção de chamas em locais diversificados (plataformas petrolíferas, corpo de bombeiros, entre outros). O material é o único no mercado que é biodegradável, atóxico, inodoro e flexível a diversas áreas de aplicação. Por seu baixo custo e por não precisar de mão de obra especializada, o nanobiogel pode atuar na área industrial, residência e meio ambiente. Como o material atua no combate e contenção de chamas (ignifugante), evita acidentes contra a vida do cliente e de seus colaboradores, como também reduz perda econômica (queima de equipamentos e produtos) incalculável.

Contato
jyagors@gmail.com

“Plataforma Reminera”
Startup: Reminera
Proponente: Nayara Moreira de Mesquita
Temática: Tecnologia Social

A plataforma Reminera une dois grandes players do mercado brasileiro, mineração e agronegócio, em uma solução sustentável para o mercado de fertilizantes, a rochagem. O marketplace, alinhado com os objetivos do governo federal para 2025/2050, segundo o Plano Nacional de Fertilizantes, pretende impulsionar a produção e comercialização de pó de rocha no Brasil. Os dois principais produtos serão: 1) a certificação, chancelada pela UFPE de “Mineração Circular”, ou seja, que reutiliza o pó do rejeito (passivo ambiental/gasto) como coproduto para recuperar naturalmente a fertilidade do solo; 2) vitrine para o agricultor adquirir produtos confiáveis e testados cientificamente advindos da mineração. O agricultor poderá filtrar, de acordo com os nutrientes que ele precisa no solo/cultura, e o banco de dados da plataforma faz o “match” com o melhor produto e intermédio da venda.

Contatos
Site do projeto 
contato@reminerabrasil.com.br

“Move’s – Tecnologia da Informação e Comunicação para Turismo Inclusivo”
Startup: Move’s
Proponente: Pâmmela Roberta Gonçalves dos Santos
Temática: TI e Telecom

A Move’s é uma Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em formato de aplicativo de smartphone e site, cujos objetivos principais são: fornecer informações mais específicas de acessibilidade turística para Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMR), fornecer informações de locais petfriendly e child-friendly e conectar os usuários a prestadores de serviços turísticos especializados em atender PMR, pessoas com animais de estimação e com crianças. O projeto visa comprovar que o compartilhamento de dados de acessibilidade propaga o incentivo à inclusão, à diversidade e ao acolhimento. 

Contato
movesbrasil@gmail.com

“Sicol – Sistema Inteligente de Coleta de Resíduos”
Startup: Pegasus
Proponente: Maria Helena de Sousa 
Temática: Tecnologia Social

A solução apresentada pela Pegasus é o Sicol (Sistema Inteligente de Coleta), desenvolvido para apoiar a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos em pequenos e médios municípios. A solução derivou de pesquisas realizadas na Biorrefinaria de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), um laboratório vinculado ao Observatório Nacional da Dinâmica do Carbono e da Água no Bioma Caatinga (OndaCBC).

Contato
desousamariahelena@gmail.com

Mais informações
polotec@ufpe.br

Data da última modificação: 30/08/2022, 15:46