Projeto Valora-Sucro SP/PE reúne pesquisadores dos dois estados de forma remota

Objetivo é conduzir pesquisas para a valorização química e energética dos resíduos orgânicos da indústria sucroalcooleira para produção de energia sustentável

Organizar as atividades iniciais de pesquisa, com integração dos trabalhos que serão desenvolvidos em Pernambuco e São Paulo. Essa foi a finalidade da primeira reunião, realizada de forma remota, das equipes que integram o projeto Valora-Sucro SP/PE, coordenado no estado pelo professor Marcos Antonio de Morais Júnior, do Departamento de Genética da UFPE. A iniciativa tem ainda coordenação da professora Aline Carvalho da Costa, da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. A reunião também discutiu a gestão financeira do projeto.

O Valora-Sucro SP/PE tem o objetivo de conduzir pesquisas integradas para a valorização química e energética dos resíduos orgânicos da indústria sucroalcooleira para produção de energia sustentável e compostos químicos de alto valor agregado em Pernambuco e São Paulo. Visa ainda, entre as finalidades específicas, consolidar a integração entre os grupos de pesquisa das instituições parceiras em projetos de pesquisa e desenvolvimento a partir de workshops e eventos científicos periódicos.

“A UFPE ficará responsável pela parte de pré-tratamento do bagaço de cana-de-açúcar e da produção de biogás, hidrogênio e etanol de 2ª geração (2G)”, explica o professor Marcos Antonio sobre as atividades que serão realizadas pelos pesquisadores da Universidade. Os trabalhos serão realizados de forma integrada com os demais parceiros do projeto, que teve início em outubro deste ano e conta com a participação de 18 pesquisadores.

Na UFPE, o projeto é realizado de forma conjunta pelos Departamentos de Genética e de Energia Nuclear e pelo Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg), tendo apoio do Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA), Laboratório de Engenharia Metabólica (LEM), Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) e do projeto INCT-OndaCBC. Além da UFPE e Unicamp, a iniciativa possui ainda parceria com a UPE, Cetene, Unesp e UFSC. Recentemente, o projeto foi aprovado no edital Chamada Pública Facepe-Fapesp 09/2022: Apoio a Pesquisas em Meio Ambiente, o que garantiu recursos para aquisição de equipamentos, insumos de laboratórios e manutenção dos equipamentos dos laboratórios parceiros no estado.

Data da última modificação: 07/12/2022, 15:19