Projeto Memória e Presença Viva de Autorias Negras promove roda de diálogos sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus

O evento será realizado nos dias 8, 22 e 30 deste mês, às 19h

O projeto de extensão “Memória e Presença Viva de Autorias Negras”, realizado pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) e pela Biblioteca Setorial do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove roda de diálogo sobre Carolina Maria de Jesus este mês. O evento, de título “Rodas de Diálogos: vida e obra de Carolina Maria de Jesus”, será realizado nos dias 8, 22 e 30, a partir das 19h. O encontro fornecerá certificado de participação e as inscrições devem ser feitas via formulário on-line.

Considerada uma das maiores escritoras brasileiras, Carolina Maria de Jesus, que morreu em 1977, possui uma vasta obra ainda pouco conhecida. A intelectual negra viveu boa parte da sua vida na favela do Canindé, em São Paulo. Seus escritos retratam o cotidiano de famílias empobrecidas numa grande cidade e suas lutas diárias como mãe solteira, catadora de papel e escritora.

08/06 – Vida e literatura de Carolina Maria de Jesus
Convidadas: Vera Eunice de Jesus, professora de língua portuguesa aposentada da Rede Estadual de São Paulo e professora da educação infantil da Rede Municipal de São Paulo/SP, e filha de Carolina Maria de Jesus; e Raffaella Fernadez, doutora em Teoria e História Literária, pós-doutora (PACC/UFRJ) e coordenadora do grupo de estudos Carolina Maria de Jesus e Decolinialidade da UFRJ.

Mediação: Tamires Carneiro, pedagoga, professora da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes e mestranda em Educação.

22/06 – Reflexões sobre uma Poética Quilombola em Carolina Maria de Jesus
Convidada: Amanda Crispim Ferreira, doutora em letras, integrante do Grupo de Pesquisa de Literatura Afro-Brasileira (GPLAB-UEL) e professora da Universidade Pitágoras Unopar e da Universidade Anhanguera Uniderp.

30/06 – Experiências Artísticas e pedagógicas a partir da obra de Carolina Maria de Jesus
Convidados: Tamires Carneiro, pedagoga, professora da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes e mestranda em Educação e Luan Amin, apresentação teatral: Toda a minha vida é feita de papel (Recorte).

Mediação: Elizama Messias, pedagoga, mestra e doutoranda em Educação pela UFPE e coordenadora do Laberer.

Data da última modificação: 04/06/2021, 17:51