Projeto de ocupação do prédio da Sudene é apresentado ao Governo do Estado

Encontro reuniu o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo e o governador Paulo Câmara

O projeto de ocupação do prédio da Sudene, a reconstrução do Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a requalificação do Centro de Convenções da UFPE e seu entorno foram pauta de reunião realizada, na tarde de ontem (3), entre a Universidade e o Governo do Estado. O encontro, ocorrido no Palácio do Campo das Princesas, reuniu o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo e o governador Paulo Câmara, que trataram ainda das pesquisas para o desenvolvimento de mais uma vacina contra a Covid-19, entre outros assuntos.

“É muito importante saber que a Universidade está ajudando Pernambuco a enfrentar a pandemia e, ao mesmo tempo, planejando o futuro para a melhoria das condições de ensino e da pesquisa, que são tão importantes para o avanço do Estado. Isso dá condições para Pernambuco continuar sendo esse centro de educação, de ensino profissional e superior, e também de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação”, avaliou o governador Paulo Câmara a respeito da reunião. “Nos colocamos à disposição para conhecer o detalhamento de todos esses projetos e ver como podemos avançar juntos. Inclusive, buscando junto ao Governo Federal como ajudar a UFPE a ter cada vez mais recursos para poder realizar seus projetos”, completou o governador.

O reitor Alfredo Gomes avaliou como positiva a reunião realizada com o Governo. “Embora tenha sido uma reunião de caráter mais geral, a gente sente que existe o interesse do Estado no desenvolvimento dos projetos que irão ocupar o espaço da Sudene. Isso é muito positivo, pois estamos convencidos da importância que a ocupação desse lugar tem para a ressignificação dessa região da cidade do Recife. Para isso, vamos discutir com o Governo e a Prefeitura do Recife iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida da população de maneira geral, mas especialmente de quem vive na universidade e em seu entorno”, completou o reitor Alfredo Gomes.

A reunião com o Governo do Estado contou ainda com a participação do superintendente de Infraestrutura da UFPE, Carlos Falcão; do assessor-executivo Leonardo Guimarães; e do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá.

Projeto – A reestruturação e ocupação do prédio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está orçada em mais de R$ 50 milhões. O projeto prevê a ocupação de 60% das instalações da edificação por uma estrutura hoteleira, salas empresariais, consultórios médicos e startups. Os demais 40% serão destinados ao parque tecnológico e criativo da Universidade, empresas juniores e algumas pró-reitorias. A iniciativa integra um projeto maior da UFPE, que inclui a requalificação do Teatro e do Centro de Convenções da Universidade, bem como de sua Concha Acústica, que passa a ser coberta.

A Sudene foi criada em 15 de dezembro de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitscheck (1956-1961), com o objetivo de promover o coordenar o desenvolvimento da região. Inicialmente, a Sudene funcionou em um prédio no centro do Recife. O prédio do Engenho do Meio foi inaugurado no dia 28 de janeiro de 1974 e foi edificado em um terreno com 68.050,00 m², possuindo uma área construída de 72.704,81 m², distribuída em diversos blocos, sendo um prédio principal, com 13 andares, e quatro anexos que incluem biblioteca, restaurante, conselho deliberativo e serviço médico.

Data da última modificação: 05/05/2021, 10:09