Notícias Notícias

Voltar

Proidoso promove atividades para debater a importância da pessoa idosa na sociedade

Atividades serão realizadas nos dias 6, 14, 18 e 20 deste mês, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 1º de outubro para homenagear a pessoa idosa. A data tem o objetivo de trazer reflexões a respeito dos direitos dos idosos e criar espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dos idosos. Para comemorar a data e a importância da causa, o Programa do Idoso (Proidoso) da UFPE, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), sob a coordenação da professora Anna Karla Tito Borba, promove uma série de atividades nos dias 6, 14, 18 e 20 deste mês, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade.

O programa traz como proposta a inclusão e transformação social dos idosos por meio do espaço da Universidade, por meio de palestras, conferências, atividades para ginástica do cérebro e apresentações culturais. Confira a programação completa aqui.

PROIDOSO - É um programa vinculado à Proexc, que tem por subprogramas: a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI). A clientela assistida corresponde aos idosos (pessoas com idade equivalente ou superior a 60 anos) que procuram por serviços assistenciais e/ou por cursos de educação continuada, profissionais que prestam atendimento nos subprogramas, docentes, técnicos e discentes de graduação e pós-graduação, além da comunidade extramuros que se beneficia das ações extensionistas ofertadas pelo programa.

O NAI destina-se ao atendimento individual e em grupo de pessoas idosas, visando a promoção e o incentivo de ações para a melhoria das condições de saúde do referido grupo populacional, considerando os recursos assistenciais disponíveis e o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar em saúde (voluntário e institucional).

A Unati tem por finalidade a promoção de ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, mediante a realização de cursos de extensão e outras ações que facilitem a atualização de conhecimentos e integração na sociedade contemporânea, considerando o trabalho multidisciplinar (voluntário e institucional).

Data da última modificação: 05/10/2022, 15:33