Notícias Notícias

Voltar

Programação institucional da UFPE para o Centenário Paulo Freire começa amanhã (4)

X Seminário Paulo Freire/VIII Encontro de Cátedras, Núcleos, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire está com inscrições gratuitas abertas até hoje (3)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, até o final do ano, uma série de atividades no contexto do Centenário Paulo Freire, com coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da Cátedra Paulo Freire. Estão programados seminários, publicações, exposições, aulas públicas, entrega da Condecoração Paulo Freire, além da reinauguração da Concha Acústica da UFPE, que ganhará o nome do educador. O evento de abertura da programação institucional é o X Seminário Paulo Freire/VIII Encontro de Cátedras, Núcleos, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire, de amanhã (4) a quinta-feira (6).

Sob o tema geral “Dos Tempos Fundantes à Contribuição Planetária”, a UFPE conduz as homenagens ao pernambucano Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. “Essa homenagem representa a reafirmação do compromisso da UFPE com a educação como emancipação, como libertação, como ideia de construção de uma cidadania mais consciente, mais engajada na sua própria transformação e onde cada um tem um papel fundamental para uma sociedade diversa, justa e democrática”, defende o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar.

Primeiro evento do Centenário Paulo Freire na Universidade, o X Seminário Paulo Freire/VIII Encontro de Cátedras, Núcleos, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire está com inscrições gratuitas abertas até hoje (3). Podem participar profissionais de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, integrantes de movimentos sociais, comunidade indígena e público em geral.

O evento on-line é realizado pela Cátedra Paulo Freire da UFPE e contará com diversas atividades, como exibição de vídeos e minidocumentários, momentos artístico-culturais, lançamento de e-book, mesas de diálogos, rodas de conversas, intervenções dialógicas e conferência. “É uma homenagem a Paulo Freire, cidadão recifense e do mundo, que apresentou uma teoria da educação como prática da liberdade e gentificação das pessoas para o Brasil e o mundo. Patrono da Educação Brasileira. É também um evento, um grande encontro de pessoas que se reúnem em torno dos princípios freireanos como resistência e esperança; que sonham o sonho de Paulo Freire: um mundo melhor, uma sociedade justa, educação como direito”, afirma a coordenadora da Cátedra, professora Eliete Santiago.

Essa iniciativa abarca os quatro espaços-tempos das experiências e da atuação de Paulo Freire, caracterizados como contextos de vida-formação-produção-presença profissional. São eles: Recife, Angicos, exílio e a volta para o Brasil. Esses períodos afirmam o pensamento freireano como um pensamento contínuo, plural, vigoroso e atual.

OUTRAS AÇÕES – A programação da Universidade para o Centenário Paulo Freire inclui diversas ações este ano. A Concha Acústica será reinaugurada e ganhará o nome de Ágora Professor Paulo Freire, em homenagem ao educador que foi também professor da UFPE.

Ainda será entregue a Condecoração Paulo Freire, distinção honorífica a ser atribuída, a partir de setembro deste ano, a pessoas, instituições e movimentos sociais com destacada contribuição nos campos da educação, ciência, tecnologia e cultura. A criação foi aprovada pelo Conselho Universitário na resolução n° 02/2021, publicada no Boletim Oficial da UFPE do dia 29 de abril.

A Proexc programa seminário sobre estudos e experiências de trabalhos de extensão desenvolvidos com fundamentos em Paulo Freire, número especial da Revista Estudos Universitários, chamada para trabalhos artísticos sobre o universo de Paulo Freire, exposição e apresentação virtual de espetáculo artístico.

Já a Cátedra Paulo Freire promove, além do evento deste mês, curso de extensão sobre o Tempo Fundante de Paulo Freire; aulas abertas temáticas, a cada mês, a partir de julho; o evento Paulo Freire em Setembro – Ato Político-Pedagógico; e lançamento de livros e revista produzidos e organizados pela Cátedra Paulo Freire da UFPE.

Na área de comunicação, a UFPE efetiva ações por meio dos setores que compõem a Superintendência de Comunicação (Supercom): Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Comunicação (Dircom) e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). O trabalho inclui produção e divulgação de conteúdos informativos em plataformas e formatos diversos. A marca comemorativa do Centenário Paulo Freire, concebida pela equipe da Dircom, foi oficialmente apresentada, no dia 19 de abril, durante o lançamento on-line da Jornada Centenário Paulo Freire, série de ações educativas, comemorativas e reflexivas promovida pelo Consórcio Pernambuco Universitas em celebração aos 100 anos de nascimento do educador.

O selo está sendo utilizado por todo o consórcio nas peças alusivas à jornada. Participam do Universitas a UFPE, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

No âmbito do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE, estão sendo articuladas iniciativas quanto ao acervo para fins de exposição e compilação de materiais referentes a Paulo Freire. Já a Editora UFPE pretende lançar e-book e memorial.

O cronograma de realização dos eventos e dos lançamentos de produtos comemorativos está em fase de fechamento. As informações serão divulgadas ao longo deste ano.

PAULO FREIRE – O educador Paulo Reglus Neves Freire nasceu, em 19 de setembro de 1921, no bairro de Casa Amarela, no Recife. Ganhou destaque internacional a partir de sua prática na educação, em que homens e mulheres são reconhecidos como sujeitos do conhecimento. Seu sistema de alfabetização de adultos aliou as vivências e as experiências dos alunos ao processo de aprendizado. Mais amplamente, seu pensamento e sua prática revolucionários têm reconhecimento internacional. Paulo Freire faleceu, no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Data da última modificação: 03/05/2021, 18:52