Programa Bodega do Seu Mané estreia na Rádio Universitária Paulo Freire nesta terça (19)

O programa é ambientado em uma bodega de uma cidade imaginária do interior de Pernambuco e os entrevistadores são personagens ficcionais

A Rádio Universitária Paulo Freire, rádio escola da UFPE gerida pelo Departamento de Comunicação Social, começa a veicular nesta terça-feira (19), às 12h30, a primeira temporada da “Bodega do Seu Mané”, programa de entrevistas semanal com meia hora de duração dedicado ao universo nordestino com ênfase na cultura popular.

O novo programa da emissora possui um formato diferente: é ambientado em uma bodega de uma cidade imaginária do interior de Pernambuco e os entrevistadores são personagens ficcionais – Mané, Chico e Ciço –, que conversam com os convidados de modo descontraído e bem-humorado apresentando suas histórias de vida, experiências, trabalho e curiosidades. O programa pode ser acompanhado pela frequência 820 AM ou por streaming.

Nesta primeira temporada, visitam a Bodega do Seu Mané, entre outros, João Lídio, cantador repentista; as cantoras e compositoras Marília Parente e Isabela Moraes; os poetas cordelistas Jefferson Declamador e Espingarda do Cordel; Erika Formiga, comunicadora popular no Cariri cearense (CE); Gus Cabrera, radialista e comunicador popular argentino radicado no Recife; João Galindo, “contador de causos” de Alagoinha; e Luciana Aparecida, adolescente cantora de aboios no Sertão do Pajeú.

Os personagens Mané e Chico foram criados e são interpretados pelo estudante de Rádio, TV e Internet (RTVI) Wil Teixeira. Mané é o dono da Bodega e Chico, um amigo e cliente “folgado” que todo dia “bate ponto” no local. Junta-se aos dois, o personagem “Ciço do Povo”, um “homem viajado” que conhece muita gente porque atua na rádio local, e toda semana leva um conhecido (entrevistado) para conhecer a Bodega, ponto de encontro da cidade imaginária. Ciço foi criado e é interpretado pelo estudante Kennedy Lacerda, também do curso de RTVI.

Na produção, estão os estudantes Carina Barros, do curso de Jornalismo, e Herberton Martins, do curso do Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A orientação e supervisão de roteiro está a cargo de Yvana Fechine, com apoio de Paula Reis, ambas professoras do Departamento de Comunicação Social (DCOM).

CRIAÇÃO – O programa “Bodega do Seu Mané” surgiu a partir de uma série de spots veiculados pelas duas emissoras universitárias da UFPE e distribuídos por lista de transmissão pelo WhatsApp e bicicletas com caixas de som. Com muito bom humor, os spots tratavam de situações e comportamentos cotidianos durante a pandemia a partir das trapalhadas de Chico e dos “conselhos” de Seu Mané.

Os spots da Bodega do Seu Mané foram premiados na categoria Radiodrama no I Prêmio Rubra de Rádio Universitário, que avaliou produções sonoras em torno da pandemia de covid-19 desenvolvidas por emissoras de rádio, webrádios e projetos de extensão de universidades de todo o Brasil. Os spots da Bodega do Seu Mané, que continuam sendo produzidos de modo concomitante com o programa, fazem parte do “Manda no Zap”, uma iniciativa de produção de spots de serviço, com aproximadamente um minuto, com linguagem popular, direcionados especialmente para comunidades e espaços periféricos.

Data da última modificação: 18/10/2021, 18:31