Progepe apresenta minuta de resolução para adoção do Sistema Eletrônico de Ponto aos centros acadêmicos

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE deu início, na manhã de hoje (6), às apresentações da minuta de resolução para adoção do Sistema Eletrônico de Ponto. O documento, que estabelece os critérios e as condições para a adoção desse controle de assiduidade dos servidores Técnico-Administrativos em Educação no âmbito da Universidade, será tema de uma série de reuniões ao longo do mês de maio. Poderão participar tanto os gestores como os técnicos administrativos de cada área. O compartilhamento do link de acesso para as reuniões remotas ficará a cargo dos gestores.

A minuta trata de questões como a obrigatoriedade do controle de frequência dessa parcela de servidores da instituição e as diferentes formas de registro da frequência, a depender da jornada de trabalho do servidor, entre outros pontos. De acordo com a pró-reitora Brunna Carvalho, a proposição está em consonância com a Constituição Federal, leis infraconstitucionais, decretos, portarias e instruções normativas que regem o serviço público em geral, e também atende a uma especificidade da UFPE. “O diferencial dessa nossa proposta é a possibilidade de o registro da frequência ser feito mediante acesso ao sistema de que a Universidade já dispõe, o SigRH, com uma senha pessoal, via computador, no próprio setor em que o servidor atua”, explica.

Para a pró-reitora, o modelo apresentado, além de dar mais privacidade e celeridade ao registro do ponto, libera a instituição de despender recursos para instalação, monitoramento e manutenção dos equipamentos de aferição de jornada, como os relógios registradores de ponto que no passado foram instalados nas entradas dos setores acadêmicos. A proposta de minuta já foi apresentada aos dirigentes dos centros acadêmicos e do sindicato da categoria e está disponível para consulta pública pelo site da Progepe. A aprovação final da resolução cabe ao Conselho de Administração da Universidade.

O cronograma de apresentações da minuta segue abaixo. Hospital das Clínicas, pró-reitorias, superintendências e demais setores também serão contemplados, em datas a serem divulgadas posteriormente.

Hoje (6)
Centro de Artes e Comunicação (CAC), das 10h às 12h