Notícias Notícias

Voltar

Professores da UFPE são convidados a participarem de seminário sobre a produção de videoclipes no Espírito Santo

Evento que reunirá especialistas de todo país em pesquisas sobre videoclipe acontecerá de forma virtual de 25 a 27 deste mês

Os professores Jeder Janotti e Thiago Soares, do Departamento de Comunicação da UFPE, irão participar a partir das 19h desta quinta-feira (27) do seminário on-line “O Lugar do Videoclipe do Espírito Santo”. O evento reunirá especialistas de diversos estados do Brasil em pesquisa sobre videoclipes para discutir o lugar desse produto musical produzido no estado e para saber se há espaço para ele no mercado nacional. O seminário acontecerá de 25 a 27 deste mês, em sessões remotas exibidas ao vivo e de forma gratuita pelo Facebook, YouTube e Instagram da produtora Panela Audiovisual.

Os professores participarão da terceira mesa do evento e discutirão “Regionalismos e territorialidades: aspectos locais e culturais do videoclipe” em conjunto com a professora Daniela Zanetti, da Ufes.

O jornalista e radialista Luiz Eduardo Neves, idealizador do projeto, relata que “atualmente, o videoclipe é um dos principais suportes de divulgação do trabalho de um artista ou banda nas redes sociais. São produzidos dezenas de vídeos do tipo todos os anos, mas os mesmos não encontram espaço suficiente para a quantidade e qualidade dessas obras serem apreciadas e valorizadas”. Ele ainda aponta que há uma lacuna no debate sobre o mercado cultural capixaba de audiovisual voltado para a música e disse que a ideia é começar a suprir essa necessidade com o seminário.

Jeder Janotti Junior é pesquisador do CNPq, professor do Departamento de Comunicação da UFPE, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, headbanger e apaixonado por narrativas de aconchegos. É autor do romance Levedação (Titivillus, 2018) e dos livros “Gêneros Musicais em Ambientações Digitais”(Selo PPGCOM/UFMG, 2020), “O Videoclipe na Era Pós-Televisiva” (coautoria com João André Alcântara. Appris, 2018), “Rock me Like The Devil” (Livrinho de Papel Finíssimo, 2014), “Heavy Metal com Dendê” (E-Papers, 2004) e “Aumenta Que Isso Aí é Rock and Roll” (E-Papers, 2003). Seus acalantos são os encontros semanais com a turma do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (Lama) da UFPE, experimentar aulas, escutar música, molhar a palavra e as imersões literárias.

Thiago Soares é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação (DCOM) da UFPE e coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPOP) e autor dos livros “A Estética do Videoclipe”, “Videoclipe – O Elogio da Desarmonia” e organizador de “Divas Pop: O corpo-som das cantoras na Cultura Midiática”. É bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq.

Data da última modificação: 24/05/2021, 18:03