Professores da UFPE participam de livro sobre Sistemas de Produtos e Serviços Sustentáveis no contexto das Economias Distribuídas

Livro está disponível para baixar no site da editora

O livro “Designing Sustainability for All – The Design of Sustainable Product-Service Systems Applied to Distributed Economies”, resultado do projeto Learning Network on Sustainability (LeNSin) conduzido na UFPE pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) Leonardo Castillo e pela professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) Carla Pasa Gómez, está disponível para baixar, gratuitamente, em seu formato digital no site da editora. A obra se dirige a designers, administradores, engenheiros de produção, contadores, economistas, turismólogos, empreendedores e demais profissionais envolvidos com pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços.

Os professores Leonardo e Carla participaram da escrita dos capítulos 2.4.5 e 5.3, em que relatam a experiência da UFPE com a realização de um curso piloto realizado na instituição em 2016 como parte dos experimentos do projeto LeNSin, financiado pela Comunidade Europeia por meio de edital Erasmus+ Capacity Building. O projeto tinha como tema o desenvolvimento de metodologias e conteúdos para o ensino em cursos de Design e de gestão sobre Sistemas de Produtos e Serviços Sustentáveis (SPSS) no contexto das Economias Distribuídas (DE).

A proposta foi desenvolvida, colaborativamente, com as universidades envolvidas no projeto. Integraram a iniciativa, no Brasil, a UFPE e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, internacionalmente, Technische Universiteit Delft (TU Delft - Holanda), Universidad Autónoma de México e Universidad Del Valle de Mexico (México), Indian Institute of Technology Guwahati e Ujwal Trust (Índia), Tsinghua University e Hunan University (China), Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University (África do Sul), Brunel University (Inglaterra) e Aalto-Korkeakoulusaatio (AAlto University, Finlândia).

Carla explica que o livro fornece não só uma estrutura teórica abrangente, mas também uma ferramenta prática para apoiar o processo de tomada de decisão em pesquisa e desenvolvimento, design e marketing. “Ele apresenta uma visão geral de metodologias, ferramentas e estratégias para o design de SPSS aplicado a DE”, conta. “Essas abordagens e ferramentas são importantes para a formação de uma nova geração de designers e gestores responsáveis e capazes de conceber produtos e serviços social e ambientalmente sustentáveis e preocupados com a busca por novos modos de produção e consumo economicamente viáveis, socialmente justos e com baixo impacto ambiental”, explica.

Durante os três anos de desenvolvimento do projeto (2016 q 2019), a etapa de “curso piloto” foi desenvolvida nos países eleitos para a experimentação (Brasil, Índia, China, África), que contaram com a observação e acompanhamento de duas universidades parceiras. A UFPE sediou, em junho de 2016, o curso piloto, registrado como curso de extensão. O curso teve participação de 30 alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Design e Administração e presença de professores da China e Itália.

Acompanharam o curso piloto várias instituições brasileiras, como UFPR, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) além das Universidad Mar del Plata e Universidad de la Plata (Argentina). A equipe do Brasil (UFPE e UFPR) participaram como observadores dos cursos piloto no México e na China.

leonardo.castillo@ufpe.br
carla.gomez@ufpe.br