Professores da Pós-Graduação em Música lançam e-book sobre relações entre música e sociedade no mundo contemporâneo

Obra foi coordenada pelos docentes Carlos Sandroni e Jorge Ventura de Morais

Com informações da Ufal

O e-book “Música e sociedade: trânsitos, patrimônio e inovações”, organizado por Carlos Sandroni e Jorge Ventura de Morais, ambos os professores do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE, será lançado amanhã (7) pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) em evento transmitido pelo canal da Edufal no YouTube. O evento terá presença dos autores e gestores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), parceira da Ufal no projeto.

O livro digital é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE, que tem caráter interdisciplinar e área de concentração “Música e sociedade”. Traz contribuições de professores, pesquisadores, e de um egresso do programa, ao lado de contribuições de egressos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, e também de colegas formadas em programas de pós-graduação franceses em etnomusicologia e antropologia.

A coletânea pretende ser uma contribuição para o debate sobre as relações entre música, patrimônio imaterial, trânsitos e inovações artísticas e culturais, conforme conta o professor Carlos Sandroni, um dos organizadores do livro junto com o professor Jorge Ventura de Morais. “É um livro onde Jorge e eu reunimos 15 pesquisadores para tratar das múltiplas relações entre música e sociedade no mundo contemporâneo, a partir de uma ótica étnico-sociológica e sociológica, da área da Comunicação e Antropologia”, destaca Sandroni.

“Música e Sociedade” aborda temas muito variados, que vão da rabeca à guitarra elétrica, do jongo ao maracatu, de Recife ao Sertão de Pernambuco, e da música no Brasil à música na França. “Acreditamos que pode interessar a um público amplo, tanto na área universitária, de Ciências Humanas e Ciências Sociais, que se interessa pelo papel da música no mundo contemporâneo, como também a pessoas interessadas nesse tema de maneira geral”, afirma.

Data da última modificação: 06/06/2022, 16:38