Professora de Fisioterapia participa de preparação da seleção feminina paralímpica de vôlei sentado

Equipe iniciou treinamento para competir na edição dos Jogos Paralímpicos este ano, em Tóquio

A professora Ana Paula Ferreira, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está participando da preparação da seleção feminina paralimpica de vôlei sentado, que teve início no domingo (24), em Sergipe. Todas as participantes passaram por testes de Covid-19 antes de iniciar os treinos, que estavam suspensos havia dez meses. A equipe, medalhista de bronze nas Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, agora se prepara para ir em busca do ouro na edição do evento deste ano, em Tóquio.

Treinamento teve início esta semana em Sergipe

Ana Paula atua como fisioterapeuta junto à Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) desde 2017 e já passou pela seleção masculina antes de começar a atuar na feminina. “Para mim, como fisioterapeuta, que trabalho com a recuperação do movimento, você ver um atleta deficiente que vai além, tem performance e executa muitos movimentos que pessoas não deficientes não fazem, são atletas de alto rendimento, é muito prazeroso”, afirma.

Fisioterapia é parte de um trabalho multiprofissional

O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional. A fisioterapia, de acordo com a professora, busca realizar uma conduta de prevenção baseada em movimento e fortalecimento de partes específicas do corpo, controle motor e estabilização corporal, entre outros. A prevenção também inclui avaliações funcionais, busca de fragilidades e dificuldades individuais, e orientação para condutas no dia a dia para evitar lesões. Quando é necessário, a reabilitação precisa ser feita rapidamente e de forma precisa.

Coordenadora da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopedia (Lafeto) da UFPE, Ana Paula realiza projetos de extensão para acompanhamento de modalidades como basquete de cadeira de rodas e atletismo, além de fisioterapia aquática na clínica-escola de fisioterapia. Sempre buscando trazer aos alunos conhecimento sobre o paradesporto, promoveu, em março passado, um curso com a fisioterapeuta com experiência em missões paralímpicas Andressa Mello.

Data da última modificação: 29/01/2021, 17:39