Notícias Notícias

Voltar

Professor do PPGA/UFPE apresenta trabalho no Congresso da Associação Americana de Antropologia

Evento está sendo realizado, até o dia 3 de dezembro, em Washington (EUA)

O professor Renato Athias, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, vai apresentar seu trabalho “Preconceito Linguístico, Direitos Humanos e Povos Indígenas do Rio Negro (AM)” no painel Direitos Humanos e Subjetividades Políticas em Contextos Contemporâneos: Migrações, Movimentos e Contra-Movimentos, durante o 116º Encontro Anual da Associação Americana de Antropologia, que se está sendo realizado, até o dia 3 de dezembro, em Washington (EUA).

O painel, organizado pelos antropólogos Jonathan D. Hill (Southern Illinois University Carbondale) e Vytis Ciubrinskas (Vytautas Magnus University), ocorrerá hoje (30) e busca, a partir de uma abordagem comparativa, discutir as tensões entre os direitos humanos, baseadas em noções universalistas da dignidade das subjetividades humanas e os direitos legais, civis e políticos que os Estados-nação específicos afirmam prever para cidadãos, habitantes e residentes (documentados e indocumentados) e visitantes.

Ainda afastado para realização de sua pesquisa pós-doutoral, o professor Athias continuará nos EUA trabalhando objetos dos povos indígenas do Rio Negro que se encontram nos museus da Smithsonian Institution, dos Museus Nacionais do Índio Americano e o de História Natural, cujas reservas técnicas encontram-se localizadas em Washington/Maryland. Recentemente, o professor Renato Athias também realizou pesquisas nos museus franceses sobre os objetos dos indígenas desta mesma região do Rio Negro.

 

Tags; PPGA, museus, indígenas

Data da última modificação: 05/12/2017, 13:38