Pós-Graduação em Química promove webcolóquio em homenagem à professora Valdinete Lins da Silva amanhã (21)

O evento, in memoriam à professora, será realizado às 15h, via Microsoft Teams

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), vinculado ao Departamento de Química Fundamental (DQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove webcolóquio em homenagem à professora Valdinete Lins da Silva. O evento de homenagem, que acontecerá às 15h, será apresentado pela professora Daniella Carla Napoleão, do Departamento de Engenharia Química da UFPE. O webcolóquio é gratuito e será transmitido via Microsoft Teams.

Resumo

Em 7 de janeiro deste ano, aos 78 anos de idade, faleceu a professora Valdinete Lins da Silva. Sua energia, determinação, entusiasmo e dedicação servem de exemplo aos colegas e motivaram muitos jovens estudantes a seguirem a área de Química Analítica. Formou-se em 1972 em bacharelado em Química na Universidade Católica de Pernambuco. Assim que se graduou foi transferida, da sala de aula, para um Laboratório de Controle de Qualidade pertencente à Secretaria da Agricultura, iniciando sua experiência profissional na área de Química Analítica. Em 1977, terminou seu mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ingressando nesse mesmo ano como professora do Departamento de Engenharia Química da UFPE, onde permaneceu até se aposentar em 2012 como professora titular. Defendeu seu doutorado em 1991, tendo trabalhado com biosensores e tornou-se, então, a primeira professora doutora em Química Analítica da UFPE. A partir daí, concentrou sua energia na estruturação de um laboratório de pesquisa e na formação de alunos na área. Em 1994, formou sua primeira aluna de mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química Fundamental, UFPE. Orientou cerca de 80 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e mais de 70 monografias de conclusão de curso e trabalhos de iniciação científica. Muitas dos seus alunos seguiram carreiras acadêmicas e outros desempenham importantes funções em empresas do Estado. Publicou mais de cem trabalhos científicos. Sua preocupação com a aplicação prática e imediata dos seus trabalhos de pesquisa levou a uma forte interação com a indústria. Não bastasse todo empenho profissional, a professora Valdinete ainda reservava seu tempo para auxiliar, ouvir todos os alunos em suas dificuldades pessoais, sempre buscando motivar e contribuir para o sucesso de cada um.

pgquimica@ufpe.br

Data da última modificação: 20/07/2021, 19:22