Pós-Graduação em Química da UFPE promove webcolóquio nesta quarta-feira (19)

O evento será apresentado pela reitora da Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão (Uemasul), professora Elizabeth Nunes Fernandes

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), vinculado ao Departamento de Química Fundamental (DQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove webcolóquio nesta quarta-feira (19). De título “Caminhos e trilhas da carreira do magistério superior: do ensino à gestão”, o evento será apresentado pela reitora da Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão (Uemasul), professora Elizabeth Nunes Fernandes. O evento será realizado às 15h, via Microsoft Teams.

Elizabeth Nunes Fernandes teve sua formação em escola pública da educação básica à pós-graduação. É técnica em Química pela Escola Técnica Federal do Maranhão, possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Ciência com área de concentração em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Ela é professora da Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão e técnica em laboratório da Universidade Federal do Maranhão, atuando junto ao curso de Engenharia de Alimentos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise em Fluxo e Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: multicomutação, espectrofotometria, quimiluminescência, reações enzimáticas, eletrodos quimicamente modificados. Foi nomeada a primeira reitora da Uemasul.

Resumo

O plano de expansão do Ensino Superior proporcionou a maior revolução de acesso ao ensino nas Ifes com a criação de novas universidades federais e campis universitários. A efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE) quintuplicou o número de titulados entre mestres e doutores. Dados do censo da educação superior revelam que o destino dos mestres e doutores se concentra nas instituições de Ensino Superior. A palestra aborda sobre as demandas oriundas da carreira do magistério superior em universidades públicas e as consequências diante do atual cenário em decorrência da falta de investimentos em ciências e tecnologia no país para garantia do ensino público de qualidade.

Data da última modificação: 17/05/2021, 18:15