Portal da Editora UFPE completa um ano de funcionamento e se consolida como ferramenta de democratização do conhecimento

São 605 livros físicos e eletrônicos, com 57 mil downloads de e-books gratuitos

Após 12 meses desde o início da implantação do seu novo portal , a Editora UFPE comemora resultados que atestam o uso do site como instrumento de democratização do acesso ao conhecimento produzido na Universidade por estudantes, docentes e demais servidores técnico-administrativos. Desde março de 2021, quando começou o processo de migração do catálogo para o novo domínio, foram contabilizados 107 mil acessos ao site e 57 mil downloads de e-books gratuitos.

Atualmente, o portal oferece ao público um catálogo de 605 livros, disponíveis em duas modalidades: 473 eletrônicos, acessíveis através de download gratuito, e 132 impressos que podem ser comprados de maneira remota com preços promocionais e sem cobrança de frete para qualquer cidade do país. A estratégia visa facilitar tanto o acesso do leitor a obras de qualidade quanto de autores ao mercado editorial, considerando como meta a maior circulação de conhecimentos.

Os resultados do portal demonstram a importância da oferta de livros eletrônicos como via capaz de ampliar a democratização das obras produzidas por integrantes da comunidade acadêmica da UFPE. Um dado que expressa essa constatação é o crescimento no número de acessos verificado após a recente publicação de 34 e-books na nova plataforma, graças a uma parceria entre a Editora e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a partir de um Edital Simplificado de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais. Em apenas duas semanas de disponibilização, esses novos títulos, que integram a Série Livro-Texto II foram responsáveis por um significativo aumento na visita de internautas ao portal. De 1º de janeiro a 3 de março, o site contabilizou cerca de 12 mil acessos. Da data do lançamento das obras da Série Livro-Texto II, 4 de março, até hoje, ou seja, em apenas 15 dias, o site já foi acessado mais de 10 mil vezes.

Quatro livros da Série Livro-Texto II já figuram entre os 20 e-books mais baixados do portal da Editora: “Tópicos em música e neurociências”, de Antonio Nigro e Viviane Louro, “Biossegurança”: um despertar para a sociedade”, de Betânia Melo e Jorge Luiz, “A linguagem da reportagem”, de Yvana Fechine e Luisa Abreu e Lima, e “Gestão de unidades de informação na atualidade”, de Edilene Maria da Silva (veja lista abaixo).

Essa significativa procura representa a importância da facilitação do acesso ao livro universitário através de quatro pilares: a gratuidade, o acesso remoto via internet, a qualidade editorial e o incentivo à publicação através de chamadas de autores por edital, como o realizado em parceria entre a Editora e a Prograd.

Conheça os 20 livros mais baixados no portal da Editora UFPE

1º - Armadilhas da língua espanhola (nº de downloads: 1.966)
2º - Pré-História do Nordeste do Brasil (1.863)
3º - A linguagem do cinema (1.252)