Lançamento do plano de ações afirmativas para promoção da igualdade racial integra uma série de ações sobre o tema

Para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, domingo (21), a Universidade divulga documento aberto a sugestões

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança, neste domingo (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o Plano de Ações da Educação das Relações Étnico-Raciais para o ano de 2021. O documento, que será divulgado no site da UFPE neste domingo, tem como objetivo contribuir com a implementação de ações afirmativas para a promoção da igualdade racial durante todo este ano, no âmbito da Universidade e em sua relação com a sociedade.

O lançamento do plano faz parte da série de ações planejadas pela UFPE, por meio do Núcleo de Política de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer). As atividades começaram nesta sexta (19), com a estreia da Equipe de Formação Continuada e Acompanhamento das Relações Étnico-Raciais (EFCAR), formada pelo Núcleo Erer em parceria com a Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE, ministrando formação continuada para os servidores da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE sobre racismo institucional.

Na próxima semana, as atividades continuam com a institucionalização de duas comissões criadas para o fortalecimento das ações: a Comissão de Ações Afirmativas na Pós-Graduação e a Comissão para elaboração do Programa de Combate ao Racismo Institucional da UFPE. As duas comissões se reúnem no dia 25, às 9h. A semana termina com a realização de mais uma edição do Agenda UFPE (26), às 14h, com o reitor Alfredo Gomes recebendo o professor e jurista Silvio Almeida (FGV-EAESP) para um debate através do Youtube oficial da Universidade

A Comissão de Ações Afirmativas na Pós-Graduação deve impulsionar a aprovação de ações afirmativas nos programas de mestrado, doutorado e especialização da UFPE, tanto para acesso quanto para permanência de estudantes. Já a Comissão para elaboração do Programa de Combate ao Racismo Institucional visa propor ações e estratégias para desconstrução de práticas racistas na Universidade e erradicação das manifestações institucionalizadas do racismo.

A coordenadora do Núcleo Erer, Conceição Reis, explica que o plano surge a partir de diálogo com vários grupos temáticos das relações étnico-raciais da UFPE, assim como com setores da gestão. “O plano prevê ações de formação, pesquisa, comunicação e ações afirmativas de promoção da igualdade racial. Temos dialogado muito com a gestão e percebemos uma grande abertura e disposição no sentido de dar conta dessas ações afirmativas”, diz a professora.

O reitor Alfredo Gomes reafirma o compromisso da Universidade com essa política, que considera fundamental. “A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória do Massacre de Shaperville, em 21 de março de 1960, na África do Sul, e representa uma luta histórica pela erradicação de todas as formas de discriminação racial. Queremos reiterar a importância dessa luta por uma sociedade justa, democrática, diversa e plural. Reafirmamos, por meio deste plano, que estamos profundamente comprometidos com essa pauta. Vamos tomar todas as medidas internas para fazê-la avançar”, garante o gestor.

nucleo.erer@ufpe.br

Data da última modificação: 21/03/2021, 14:36