Pesquisa desenvolvida no HC sobre alterações renais associadas à chicungunha fica em primeiro lugar no Prêmio Magaldi

O trabalho estudou 118 pacientes em acompanhamento ambulatorial no HC

A pesquisa “Chikungunya fever as a trigger for different renal disorders” (Febre chicungunha como um gatilho para diferentes doenças renais), desenvolvida pelos Serviços de Nefrologia e Reumatologia do Hospital das Clínicas da UFPE, em conjunto com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, ficou na colocação de primeiro lugar no Prêmio Magaldi, durante o 21º Congresso Paulista de Nefrologia, que aconteceu no mês passado, de forma virtual. O trabalho estudou 118 pacientes em acompanhamento ambulatorial no HC-UFPE e contou com a participação de outros quatro hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh: HC-UFMG, HULW-UFPB, HUCAM-UFES e HC-UFTM.

“Alcançar a colocação de primeiro lugar foi gratificante. Premiações assim trazem estímulo para continuar a desenvolver pesquisa científica, pois valorizam o empenho e a dedicação dos pesquisadores envolvidos”, afirmou a nefrologista Denise Costa (HC), que é uma das autoras da pesquisa.

Desenvolvido a partir de uma tese de doutorado da UFPE e de um trabalho de conclusão de curso (TCC) da Residência de Nefrologia da UFMA, o trabalho teve como objetivo investigar as alterações renais que podem estar associadas à infecção pela chicungunha. Segundo a pesquisadora, essa premiação coloca em evidência, em âmbito nacional, o potencial que o HC tem para o desenvolvimento de pesquisas, além de ampliar ainda mais a possibilidade de trabalhos em parceria com outras instituições.

SOBRE O PRÊMIO MAGALDI – O Prêmio Magaldi é o mais tradicional prêmio científico da nefrologia brasileira, conferido bianualmente, desde o ano de 2003, pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp) como incentivo à investigação nefrológica e como homenagem ao professor José de Barros Magaldi (1913-1978), o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Data da última modificação: 09/11/2021, 17:38