Notícias Notícias

Voltar

Nudoc promove Seminário “Lutas de Classes sob a ditadura de 1964-1985”

Evento será realizado de 9 a 12 de agosto, no auditório do CCSA, no Campus Recife

O Seminário “Lutas de classes sob a Ditadura de 1964-1985”, promovido pelo Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (Nudoc) da UFPE, em parceria com o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE) e a União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP), será promovido de 9 a 12 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade. O evento tem como objetivo lançar luz sobre esse período de nossa história, que durou 20 anos, 11 meses e 14 dias. A ditadura militar foi inaugurada com o golpe de 31 de março/1º de abril de 1964 e encerrada em 15 de março de 1985. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade e podem ser feitas no formulário eletrônico. 

Para debater o tema, o evento contará com palestrantes das áreas da História, Comunicação Social, Ciências Sociais e Serviço Social. Dentre eles, relatores da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, criada há dez anos, e integrantes do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE), o que qualificará o debate sobre a justiça de transição.

Os coordenadores explicam a metodologia do seminário: “Evidenciaremos o papel das lutas no contexto pré-golpe, principalmente no campo, em Pernambuco. Analisaremos a ação do imperialismo norte-americano que, com o pretexto de evitar uma nova Cuba, conspirou com latifundiários e o capital monopolista para derrubar um governo constitucional.”

“Evidenciaremos as lutas democráticas contra o terrorismo de Estado e por reivindicações como terra, trabalho, salários, educação e fim das discriminações. Os conflitos, seja de forma aberta, ou na clandestinidade, sob o peso da censura e do autoritarismo, envolveram diferentes classes e camadas sociais. Manifestaram-se também no campo da educação e da cultura. Por meio das atividades propostas, pretendemos refletir sobre as formas de luta, os balanços sobre a experiência e as iniciativas de retomada da memória e da história, uma tarefa necessária na atual conjuntura de sérios constrangimentos às liberdades democráticas”, destacam eles.

Programação

09/08
14h - Abertura do evento
14h30 – Mesa-redonda: Pernambuco na mira da ditadura
Marcília Gama da Silva - professora do Departamento de História da UFRPE, organizadora da coletânea “Pernambuco na mira do golpe”
Maria do Socorro Ferraz Barbosa - professora emérita da UFPE, relatora da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara

10/08
14h - Cine-debate “Em nome da América”
A presença norte-americana em Pernambuco em tempos de Guerra Fria 
Fernando Weller - diretor do documentário e professor do Departamento de Comunicação da UFPE
Júlio César Barros - professor de História do IFPE, autor da dissertação “Conflitos e negociações no campo durante o primeiro Governo de Miguel Arraes em Pernambuco (1963-1964)”

11/08
14h - Painel: As lutas estudantis pela educação pública e por liberdades democráticas
Edval Nunes Cajá - sociólogo, militante do PCR, ex-preso político
Marcelo Mario de Melo - jornalista e poeta, ex-preso político
Thiago Nunes - doutor em História pela Unirio e organizador da coletânea “Pernambuco na mira do golpe”

12/08
14h - Mesa-redonda: Retomada dos movimentos sociais, redemocratização e justiça de transição
Socorro de Abreu e Lima - professora de História da UFPE, integra a coordenação do Nudoc
Manoel Moraes - advogado, cientista político e professor da Unicap, relator da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara

Mais informações
https://linktr.ee/nudoc.ufpe 
Instagram do Nudoc @nudoc.ufpe 
contato.nudoc@ufpe.br

Data da última modificação: 20/07/2022, 16:20