Notícias Notícias

Voltar

NeuroNutri 2022 acontece até amanhã (25) na UFPE

O encontro reúne especialistas e pesquisadores e inclui a divulgação de trabalhos, artigos e descobertas científicas nas áreas de Nutrição e a Neurociência

Foto: Catarina Albertim

Evento foi iniciado ontem (23) no auditório do CCM

O auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM), da UFPE, está sediando a 4ª edição do Simpósio Internacional Nordestino em Neurociências, Nutrição e Desenvolvimento Humano (NeuroNutri), promovido pela Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com instituições e profissionais nacionais e internacionais. A temática escolhida para nortear essa edição do evento é “Mundo invisível e realidade virtual (RV): A Ciência que resiste apesar de tudo, um novo normal!”. O encontro reúne especialistas e pesquisadores e inclui a divulgação de trabalhos, artigos e descobertas científicas que passaram pelo processo de submissão e curadoria pela banca organizadora. Painéis foram postos, em fila, na entrada do centro para destacar os trabalhos e mostrá-los ao público.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, ontem (23) pela manhã, e compuseram a mesa o diretor do Centro de Ciências Médicas, Luiz Alberto Mattos; o coordenador-geral do simpósio, Carlos Vasconcelos; e o cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano. O evento está sendo realizado até amanhã (25), no CCM.

Após uma apresentação musical com violoncelo do professor Pedro Huff, do Departamento de Música da UFPE, Carlos Vasconcelos, caracterizado com trajes típicos da Escócia, destacou a parceria com dois professores e pesquisadores da Universidade de Glasgow, Craig Daly e Desmond Gilmore, receberão prêmio de honraria, a ser enviado à capital escocesa em breve. Hiroaki Sano ressaltou que eventos como esse são de extrema importância tanto para Pernambuco quanto para o Japão. 

Luiz Alberto Mattos fez um destaque à importância do encontro em tempos de negacionismo e crescente descrédito nas atividades científicas, além de externar que a base do evento remonta aos preceitos do iluminismo, corrente filosófica que surgiu na Europa no século XVIII. “Esse evento do NeuroNutri 2022 se reveste de uma importância fundamental para a Universidade e para todos os que estão participando na organização e na condução do evento, uma vez que reúne três áreas do conhecimento bastante importantes, que são a neurociência, a nutrição e o desenvolvimento humano”, explicou.

“Sabemos que não é possível fazer ciência sem uma integração entre as áreas. Nós vemos com bastante alegria essa iniciativa que visa propagar essa integração entre as diversas áreas, produzir conhecimento e despertar o interesse de alunos e pesquisadores para realizarem mais pesquisa e mais ciência para o progresso da humanidade”, completou o diretor do CCM. 

Data da última modificação: 24/11/2022, 09:51