Microsoft 365 é disponibilizado à comunidade acadêmica da UFPE

Uso de programas será on-line e outras ferramentas também estão disponíveis

A plataforma Microsoft 365 será disponibilizada à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir de hoje (1º). A suíte de aplicativos é gratuita e inclui Word, Excel e Power Point para uso on-line, além de ferramentas de videoconferência e gestão administrativa, facilitando a realização de tarefas para alunos, docentes e técnicos administrativos especialmente durante a pandemia da Covid-19. O acesso é liberado por meio do Ufpe.ID.

“Em 2020, repassamos para a comunidade da UFPE a plataforma GSuite do Google, criando o nosso novo e-mail institucional e o acesso a um conjunto de ferramentas de software, entre elas o Google Meet, que tanto nos auxiliou durante a pandemia. Nesse momento, analisando ainda as nossas necessidades, estamos trazendo mais uma suíte de aplicativos que vai complementar o conjunto de ferramentas utilizadas pela UFPE no trabalho remoto, no trabalho híbrido e, posteriormente, no presencial”, comenta o superintendente de Tecnologia da Informação da UFPE, professor Marco Aurélio Benedetti.

O pacote da Microsoft traz uma série de recursos capazes de colaborar com as atividades cotidianas. Além do Office on-line (que não pode ser baixado em máquinas), com Word, Excel e Power Point, o serviço conta com o Teams para realização de videoconferências. “O Teams oferece o recurso de reuniões on-line para até 250 pessoas e toda uma gama de funcionalidades e serviços que favorece a integração e comunicação da Universidade”, explica o diretor de Conectividade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE, Fábio Chicout.

Estão disponíveis também o OneDrive, um disco para armazenamento de arquivos na nuvem, e o Power BI, ferramenta para inteligência de negócios bastante usada nos meios administrativos, sendo particularmente útil para os técnicos administrativos e gestores da Universidade. A STI divulgará em breve tutoriais na Central de Serviços e um instrucional no seu site sobre o Microsoft 365.

Para acessar o pacote de serviços, basta ir ao site do Office e clicar no botão “Entrar”. A entrada será feita usando o login e a senha do Ufpe.ID. Caso o usuário ainda não tenha ativado a identidade institucional, é possível fazer isso a qualquer momento. A STI tem um tutorial sobre como solicitar o acesso ao Ufpe.ID.

Além da plataforma Microsoft 365, a UFPE continua disponibilizando à comunidade acadêmica o pacote GSuite do Google. As duas suítes funcionam separadamente, e o usuário pode escolher quais ferramentas usar em cada uma delas. “A Universidade terá tanto o serviço do GSuite quanto o serviço do Microsoft 365 convivendo em conjunto, e todos dois sendo acessíveis pelo login que a gente está institucionalmente chamando de Ufpe.ID”, diz Fábio Chicout, que também alerta que o e-mail institucional se mantém no padrão do Gmail/Google para quem fez a migração do Zimbra e para novos usuários.

A disponibilização do Microsoft 365 é fruto de acordo entre a Microsoft e a UFPE, sem custos para a Universidade, seguindo os mesmos moldes do acordo com o Google para o GSuite. Ambos os serviços são oferecidos à comunidade acadêmica por tempo indeterminado.

Data da última modificação: 01/02/2021, 16:43