Metaloporfirinas para reações únicas e sequenciais é o tema do webcolóquio de Química desta semana

O webcolóquio do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desta quarta-feira (30), às 15h, será sobre “Metaloporfirinas para reações únicas e sequenciais: contribuições do Grupo de Bioinorgânica e Catálise do Departamento de Química (LABIOINC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”. A palestrante será a professora do Departamento de Química da UFPR Shirley Nakagaki. A apresentação será realizada via Microsoft Teams.

Resumo

A utilização de metaloporfirinas em solução ou imobilizadas em diferentes suportes tem sido alvo de inúmeros estudos que visam à catálise de reações de oxidação de alcanos e alcenos, cujos produtos apresentam potencial interesse industrial e farmacológico. Adicionalmente, a possibilidade de utilizar esses sistemas na oxidação de corantes de interesse na indústria têxtil também tem sido investigada, visando a remediação de resíduos ambientais de forma mais limpa. Neste seminário pretende-se apresentar alguns recentes resultados obtidos pelo Grupo de Bioinorgânica e Catálise do Departamento de Química da UFPR (Labioinc), na preparação e caracterização de sistemas biomiméticos baseados em metaloporfirinas voltados a catálise heterogênea para investigação catalítica em reações únicas e sequenciais.

Data da última modificação: 28/06/2021, 15:58