Live da Ascom de amanhã (26) aborda o G Suite for Education, pacote de serviços disponível para a UFPE

Diretor de Conectividade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Fábio Chicout, irá tirar dúvidas da comunidade acadêmica

Docentes, técnicos administrativos e estudantes da UFPE têm à disposição o G Suite for Education, conjunto de ferramentas do Google já utilizado por escolas e universidades de diversos países. Na live da Ascom no Instagram de amanhã (26), às 16h, a jornalista Vitória Galvão vai conversar com o diretor de Conectividade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Fábio Chicout. Ele irá explicar como migrar para o G Suite e tirar dúvidas sobre os recursos oferecidos. STI é a nova denominação do NTI.

O pacote de serviços inclui o uso ilimitado de serviços de e-mail, com controle de spam, bem como calendário, contatos, armazenamento e compartilhamento de documentos, totalizando 67 itens. Além disso, a ferramenta permite o armazenamento ilimitado de arquivos na nuvem, além de acesso ao e-mail da UFPE por meio de mecanismos similares aos do Gmail – customizados para o ambiente da Universidade. Mais de 19 mil membros da comunidade acadêmica já estão habilitados para ter acesso ao G Suite.

O processo de transição para uso da ferramenta começou pelos docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação. Agora estão sendo habilitados os alunos da graduação. O primeiro passo para a migração para o G Suite é a criação do UFPE ID do usuário. O UFPE ID faz parte de uma iniciativa de unificar o login de todos os sistemas atualmente em uso na UFPE, a exemplo do G Suite e mesmo a conexão via wi-fi nos três campi.

O processo de migração está detalhado no site G Suite | UFPE.  Dúvidas sobre configuração estão sendo tratadas pela Central de Serviços Integrados (CSTI), acessível pelo site cstic.ufpe.br. Além de solucionar os problemas que venham a ocorrer, a central tem feito o acompanhamento diário de todas as plataformas envolvidas.

Data da última modificação: 25/06/2020, 16:48