Laboratório de Combustíveis da UFPE tem acreditação na ISO 17025 reativada pelo Inmetro

O Laboratório de Combustíveis (LAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebra a reativação da acreditação na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 em 11 ensaios de qualidade dos combustíveis, sendo o único em Pernambuco a possuir a habilitação nessa categoria. Concedida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a certificação confere reconhecimento nacional e internacional quanto à competência técnica de laboratórios de ensaios e de calibração em gerar resultados confiáveis e tecnicamente válidos. O certificado de acreditação do LAC foi recebido no dia 25 deste mês.

Localizado no prédio do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg), no Campus Recife, o LAC-UFPE realiza ensaios para o controle de qualidade dos combustíveis comerciais (etanol, gasolina, diesel e biodiesel) e de outros derivados de petróleo, em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde o ano 2000, quando foi criado, o laboratório presta serviços à sociedade quanto ao monitoramento da qualidade dos combustíveis.

De acordo com a coordenadora de Assuntos Metrológicos do LAC-UFPE, professora Fernanda Honorato, a acreditação do Inmetro dá ao laboratório “reconhecimento nacional e internacional da sua competência técnica, visibilidade (somos procurados por indústrias do estado e do Brasil) e abertura de mercado externo para cooperações (já tivemos contato na prestação de treinamentos para a polícia do Chile, refinarias de Angola etc.)”.

O LAC-UFPE foi o primeiro laboratório acreditado, em 2007, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tendo solicitado a suspensão da acreditação, em 2019, para readequação do sistema de qualidade devido à mudança de endereço, saindo do Departamento de Engenharia Química (DEQ) para alocação no Litpeg. Após passar por análise de documentação e por auditoria técnica e de gestão pelo Inmetro, com avaliação in loco durante quatro dias, o laboratório recebeu o certificado de acreditação, segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

Atualmente, na Região Nordeste, apenas o LAC-UFPE e o Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são acreditados em ensaios de combustíveis. Os outros laboratórios acreditados nessa área estão localizados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, ambos no Sudeste do país.

Além da prestação de serviços tecnológicos nas áreas de derivados de petróleo e biocombustíveis, o LAC-UFPE realiza pesquisa e desenvolvimento e atua na formação de recursos humanos especializados. Em 21 anos de atuação, o laboratório já recebeu quase 500 pessoas, entre docentes, estagiários, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, pós-doutores, colaboradores nacionais e internacionais.

ESTRUTURA – O Laboratório de Combustíveis da UFPE ocupa uma área de 1.800 m² no Litpeg. Além da professora Fernanda Honorato, outros quatro professores coordenam e atuam no LAC: Florival Rodrigues (coordenador-geral), Luiz Stragevitch (vice-coordenador-geral), Maria Fernanda Pimentel (coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento) e Leandro Danielski (coordenador de Assuntos Estratégicos).

A equipe conta ainda com João Rangel (gerente técnico), Giseli Moreira (gerente administrativa), além de três técnicos de nível médio, três estagiários e 21 alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Professora Fernanda Honorato

fernanda.honorato@ufpe.br