Jornada Centenário Paulo Freire inicia atividades da comemoração que vão até setembro

O evento reuniu reitores e pró-reitores das instituições de Ensino Superior do Consórcio Universitas, o qual tem participação da UFPE

Os cem anos do nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, serão celebrados com uma série de ações educativas, comemorativas e reflexivas, realizadas até o mês de setembro. A Jornada Centenário Paulo Freire, promovida pelo Consórcio Pernambuco Universitas, foi lançada, na manhã de ontem (19), em cerimônia on-line. O evento reuniu reitores e pró-reitores das instituições de Ensino Superior integrantes do consórcio, o qual tem participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A ação é articulada coletivamente pela UFPE, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio de suas Pró-Reitorias de Extensão. As atividades, que contam com parceria de organizações do estado, dos municípios e da sociedade civil, acontecem até setembro, mês de nascimento de Paulo Freire.

“Paulo freire é um patrimônio da nossa sociedade em termos da sua grande contribuição para a área da educação, para a área de ciências humanas e sociais”, disse o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, em vídeo pré-gravado. “Que possamos continuar, ao longo deste ano, essa celebração num sentido positivo, de trazer as suas ideias, as suas contribuições e uma reflexão profunda sobre o momento que o Brasil vive para garantir, portanto, dias melhores a todos nós”, completou.

A jornada tem por objetivos principais ampliar a visibilidade sobre o pensamento de Paulo Freire junto à sociedade e aumentar a compreensão da extensão universitária, baseada nos postulados freireanos, como um processo educativo e crítico de formação profissional e transformação da relação entre a universidade e a sociedade. A programação conjunta inclui seminário internacional, círculos de cultura e um grande evento para marcar o centenário. Também serão realizadas iniciativas institucionais propostas pelas cátedras e pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão das universidades e dos institutos que compõem o Universitas. Os detalhes serão divulgados posteriormente.

A marca comemorativa do Centenário Paulo Freire foi oficialmente apresentada no evento de ontem (19). Concebido pela equipe da Diretoria de Comunicação (Dircom) da Superintendência de Comunicação (Supercom) da UFPE, o selo traz aspectos da cultura popular, marcante no pensamento freireano, com inspiração na xilogravura e na literatura de cordel. Elementos da bandeira de Pernambuco, berço do educador, também estão presentes, com as cores, a estrela e o arco-íris. A figura de Paulo Freire é representada pela escultura de Abelardo da Hora instalada na UFPE.

O evento de lançamento teve ainda apresentação de vídeos sobre a experiência de Angicos (RN) e os círculos de cultura de Paulo Freire, declamação de poemas pela estudante da UFRPE Lauane Xavier e pela poetisa Odailta Alves e apresentação cultural do cantor Silvério Pessoa, que também é professor da Unicap.

Em carta aberta para lançamento público do Centenário Paulo Freire, lida pela professora Fábia Burgos (UFRPE), o Consórcio Universitas defendeu a obra do homenageado e o seu papel revolucionário na educação, com ecos nos diversos aspectos da vida social. O documento ainda apoiou a educação pública, a ciência, o Sistema Público de Saúde (SUS) e a democracia.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, lembrou o momento desafiador que a sociedade enfrenta, devido à pandemia da Covid-19, e o papel estratégico das universidades no enfrentamento da doença. Para ele, o pensamento de Paulo Freire é expressivo neste momento, pois aponta para a união entre as instituições de ensino e a sociedade. “Paulo Freire nos ensina a capacidade de lidar com os momentos mais adversos e com os momentos mais positivos também", afirmou.

“Esta jornada chega em bom momento. Momento de resistência, de luta contra o negacionismo, de resistência e luta contra a ideia privatizante das reformas constitucionais que tramitam no Congresso Nacional”, ressaltou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo. Nesse contexto, Araújo destacou ainda a importância do trabalho conjunto: “É necessária essa unidade que o consórcio apresenta e traz para juntar forças nessas lutas.”

PRESENÇAS – O evento contou com a presença dos reitores Marcelo Carneiro Leão, da UFRPE; Airon Aparecido Silva de Melo, da Ufape; José Carlos de Sá, do IFPE; e Maria Leopoldina Veras Camelo, do IF Sertão-PE. Os reitores Alfredo Gomes (UFPE), Padre Pedro Rubens (Unicap) e Pedro Falcão (UPE) participaram da cerimônia de lançamento por meio de vídeos pré-gravados. Também compareceram pró-reitores de Extensão e seus representantes.

HOMENAGEADO – Reconhecido internacionalmente, o pernambucano Paulo Freire revolucionou a educação graças à sua visão e à sua prática, que respeitam homens e mulheres como sujeitos do conhecimento. A partir dessa linha de pensamento, ele criou o libertador método de alfabetização de adultos, conhecido como Método Paulo Freire, que trouxe para a sala de aula as vivências e experiências dos alunos, integrando esta realidade ao processo de aprendizado.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu, em 19 de setembro de 1921, no bairro de Casa Amarela, no Recife. Ele teve uma longa e destacada trajetória na área da educação. Faleceu, no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Data da última modificação: 22/04/2021, 17:52