III Jornada do Serviço de Psicologia do HC está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a III Jornada do Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh. O evento será realizado de forma on-line nos dias 25 e 26 deste mês, das 19h às 20h30, na plataforma educacional do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE. O encontro é aberto ao público com foco nos estudantes e profissionais da área de Saúde e das Ciências Humanas. Para participar, basta realizar a sua inscrição aqui.

A Jornada do Serviço de Psicologia é bianual e ocorre em comemoração ao Dia do Psicólogo, que é celebrado em 27 de agosto. O encontro busca discutir os desafios e assuntos relevantes para a Psicologia na atualidade. Nesta terceira edição, o tema será “Psicologia e grupos vulneráveis: possibilidades de cuidado” e promoverá o diálogo sobre as especificidades de determinadas populações do ponto de vista da prática e do cuidado psicológicos.

A abertura do encontro será feita pela chefe do Serviço de Psicologia do HC, Luciana Souza Leão, e, na sequência, haverá a palestra “Racismo: o que eu tenha a ver com isso?”, ministrada pela psicóloga Jesus Moura, integrante do Ilê Psi – espaço de cuidado e acolhimento racial; e a apresentação seguinte será sobre “Dispositivo clínico-políticos no atendimento a migrantes e refugiados”, ministrada pela psicóloga Andressa Castelli, do Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Imigrante. A mediação será da psicóloga do HC Kátia Cristina Oliveira.

No segundo dia de jornada, a mesa contará com as temáticas “Breve conversa sobre psicologia, políticas de gênero e direitos humanos”, apresentada pela psicóloga Céu Cavalcanti, integrante da Articulação Nacional de Psicólogues Trans; e “Psicologia bilíngue: diálogo necessário sobre os serviços de Psicologia destinados às pessoas surdas”, com a assessora da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco e psicóloga Catarine Quintas. A mediação será feita pela psicóloga do HC Suzana Livadias.

Os participantes da III Jornada do Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh receberão certificado.

Data da última modificação: 16/08/2021, 16:45