Hub UFPE e Portal Digital Equilibrium firmam parceria para ampliar apoio emocional aos estudantes durante a pandemia

A iniciativa busca promover o bem-estar digital dos estudantes beneficiários do Hub UFPE

Da assessoria do HUB

Com a intensificação do ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19, alcançar o equilíbrio emocional no meio digital tem sido uma dificuldade para a comunidade estudantil que vivencia o alargamento do ensino remoto. “Tem sido bem desafiador. Tenho feito um planejamento de aula e estudo, mas é difícil encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e acadêmica, e isso tem prejudicado muito a minha saúde emocional”, explica Íris Claudia, estudante do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e participante da Rede de Vivências pela Inclusão Digital da universidade, o Revid-UFPE.

Só para se ter uma ideia, o Brasil já lidera o ranking de casos de ansiedade há quatro anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, a necessidade de lidar com as aulas, apresentações de trabalhos, reuniões virtuais e ainda conciliá-las às demandas da vida pessoal tem exigido dos estudantes não só uma adaptação às novas formas de aprendizagem, mas também um amparo na educação emocional diante do aumento da exposição digital.

É nesta perspectiva de atenção e acompanhamento aos estudantes em situação socioeconômica sensível, que o Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais da UFPE, responsável por gerir o projeto Rede de Vivências pela Inclusão Digital, o Revid-UFPE, agora conta com o apoio do Digital Equilibrium, plataforma que vai auxiliar no bem-estar digital dos estudantes vinculados ao projeto.

“Com dois grandes parceiros do Hub UFPE, o Portal Educação Emocional e o Programa Cuidar de Si, a entrada do Digital Equilibrium para esse time de projetos tão importantes busca favorecer e permitir que todos aqueles que fazem parte do Hub possam ter apoio nas questões que envolvam o melhor uso da tecnologia e a saúde mental”, explica Marcos Barros, professor e coordenador do Hub UFPE.

Fundado pela professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE, Juliana Didier, o Digital Equilibrium vai disponibilizar conteúdos audiovisuais e materiais didáticos para ajudar os estudantes a planejarem melhor o seu tempo de exposição às telas e priorizarem a sua saúde emocional. A professora possui formação na Universidade de York, na Inglaterra, no curso de Digital Wellbeing e é formada pelo instituto Mindfulness Without Borders, do Canadá, como instrutora de meditação mindfulness (atenção plena). Além disso, é parceira do projeto canadense Navigate, da jornalista Christina Crook, que traz dicas e ferramentas práticas para navegar nas plataformas digitais.

“Não podemos viver sem tecnologia, mas nós podemos aprender a resgatar o controle sobre nossa atenção e nosso tempo no digital. Pretendo, com essa parceria, popularizar e conceituar o termo bem-estar digital. Vou disponibilizar materiais sobre esse tema, que foram traduzidos por mim do inglês, com dicas simples e práticas gratuitamente. O meu propósito é que os estudantes aprendam a usar a tecnologia sem pôr em risco a sua saúde mental”, explica Juliana, fundadora do Digital Equilibrium.

A parceria será oficializada na próxima quarta-feira (23), às 17h, na palestra cujo título é “5 passos para você equilibrar sua vida digital - e resgatar seu equilíbrio emocional”'. A formação será ministrada por Juliana Didier e terá a condução do professor Marcos Barros, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Hub UFPE.

A live faz parte da programação do Mês da Educação Emocional do Hub UFPE, que também contempla outras ações sobre a temática, com a participação dos demais parceiros institucionais na área da educação emocional. São eles: o Portal Educação Emocional, dirigido por Mariana Arantes, que trabalha na prática do autocuidado e alfabetização emocional, e o Programa Cuidar de Si, gerido por Dalvaneide Araújo, que aborda sobre a prática do cuidar de si e da educação emocional.

O Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais da UFPE é responsável pelo desenvolvimento do projeto Rede de Vivências pela Inclusão Digital, o Revid-UFPE, que já disponibilizou mais de 500 tablets para estudantes de 70 diferentes cursos de graduação em condição socioeconômica sensível, além de oferecer o acompanhamento pedagógico e tecnológico. O Hub UFPE também é ligado a três grupos de pesquisa da Universidade: o Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias; o Grupo de Inteligência Artificial Simbólica e o Grupo de Informática no Desenvolvimento da Educação e da Saúde (Ideias).

Data da última modificação: 21/06/2021, 18:05