HC-Inov desenvolve projeto de equipamento capaz de esterilizar máscara N95

O Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, o HC-Inov, desenvolveu a ideia central do seu primeiro produto de inovação em saúde, intitulado Box UVC iControl, que consistirá numa câmara de esterilização ultravioleta que tem o objetivo de esterilizar as máscaras N95 utilizadas pelos profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Além de ser capaz de eliminar bactérias e vírus, o processo de esterilização é rápido, levando cerca de 20 a 30 minutos. Prático e útil, o equipamento trará vários benefícios, entre eles, a diminuição dos gastos hospitalares, por ano, referentes à aquisição das máscaras descartáveis, principalmente diante do aumento do valor neste período de pandemia, e redução do descarte precoce desse material no meio ambiente. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Box UVC iControl será formada por uma caixa de acrílico com lâmpadas que emanam raios ultravioletas capazes de retirar a umidade das máscaras utilizadas no ambiente hospitalar, eliminando bactérias e vírus. Em linha gerais, ela irá propor esterilização por meio de raio UVC com controle feito por meio de tecnologia por radiofrequência, agregando sensores de temperatura, radiação, umidade e tempo, tendo a interface do seu sistema associada à internet.

Com esse projeto, o HC-Inov conquistou o terceiro lugar na maratona de oito dias Startup Way Health promovida pelo Sebrae com o objetivo de criar soluções inovadoras para o mercado de saúde. Ao todo, 17 projetos foram apresentados no evento, e a final foi no dia 27, com o HC sendo a única instituição pública a ficar entre os três primeiros colocados. Como prêmio, o hospital-escola terá consultoria gratuita do Sebrae LAB para auxiliar na materialização do projeto, que contará com aulas e planejamento, além de melhoria no protótipo para que, no futuro, ele possa ser comercializado.

De acordo com o chefe da Unidade de Gerenciamento da Produção Científica e membro do Núcleo de Inovação do HC, Ubiracé Elihimas Júnior, a ideia de pensar nesse projeto partiu não só do aumento do preço do Equipamentos de Proteção Individual, mas também, da escassez desses itens no mercado, principalmente, durante o pico da pandemia. “O aumento do preço das máscaras no ano de 2020 foi do mais que o dobro em relação ao que elas custavam em 2019. Além disso, tivemos que lidar também com a falta delas no mercado. Diante dessa situação, pensamos nesta alternativa. Um equipamento que fosse capaz de esterilizar esse material, evitando o descarte precoce e a aquisição de mais máscaras, porém, principalmente, que pudesse garantir uma proteção adequada aos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19”, explica.

Dentre os inúmeros benefícios que esse projeto poderá oferecer, Ubiracé Elihimas ainda destaca o auxílio que ele pode proporcionar às regiões onde não se tem máscaras suficientes, e já traça novos planos para o futuro. “Em países com baixos índices de desenvolvimento, em países onde não se tem o fornecimento constante das máscaras, é preciso aumentar a sua vida útil. E quanto ao futuro, pretendemos adaptar a caixa para regiões que não têm energia elétrica”, completa.

Para a gerente de ensino e pesquisa do HC, Claudia Marques, esse é o primeiro grande movimento que está sendo feito dentro da instituição em relação à inovação. “Termos participado e conquistado essa colocação que, para nós, é super honrosa, nos mostra que é possível desenvolvermos projetos de inovação que fazem a diferença no nosso cotidiano e com um investimento que vai gerar retornos posteriores. Também gostaríamos de ressaltar que o HC-Inov está aberto para receber propostas e sugestões dos nossos profissionais”, afirma.

O HC-Inov é ligado à Unidade de Inovação e funciona como uma incubadora de projetos de inovação e saúde dentro do hospital-escola. Profissionais e estudantes da instituição que tenham ideias para criação e desenvolvimento de projetos, podem encaminhar as sugestões para o e-mail hcinov.hc@ufpe.br.

Data da última modificação: 06/05/2021, 18:59