HC inicia campanha de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Palestra abordou tipos da doença, fatores de risco, diagnóstico e tratamento

O Hospital das Clínicas da UFPE abriu a sua campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, o Julho Verde, com uma série de palestras no Anfiteatro 1 do hospital-escola, na manhã desta quinta-feira (29), além de triagem de pacientes com lesões suspeitas à tarde, na sala de aula Residente Hely José Farias Neto (no corredor administrativo) – ação esta que prosseguirá amanhã (30), no mesmo local, das 10h às 17h. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As palestras foram abertas pela chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do HC, Inacelli Caires, que falou sobre o câncer de cabeça, os principais tipos, a incidência, fatores de risco, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento. “Esse é um tipo de câncer muito associado ao contexto social, por isso é importante o trabalho multiprofissional, principalmente, num Estado como Pernambuco que tem alta incidência no Brasil, sendo uma área endêmica”, destacou a médica oncologista.

O chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Glauber Leitão, que também é oncologista, falou sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. “É muito importante que uma campanha como essa do Julho Verde seja capilarizada e chegue até as pessoas porque os fatores de risco que levam a esse câncer podem ser evitados, e a doença atinge uma população jovem e ainda produtiva. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais, mas isso acaba prejudicado no contexto da pandemia em que a quantidade de exames, de diagnósticos e de tratamentos foram reduzidos em virtude das medidas de cuidado para evitar a disseminação do novo coronavírus”, explicou ele.

De acordo com Glauber, estudos mostram que o tumor dobra de tamanho de um a três meses, o que interfere na sobrevida do paciente. “Imagine isso após mais de um ano e meio de pandemia. Imagine o represamento dessa demanda e o impacto que terá no sistema de saúde”, completou o médico.

Na sequência, foi a vez de o coordenador da Assistência Odontológica do HC, Luiz Alcino Gueiros, falar sobre as lesões orais potencialmente malignas, e, novamente, a oncologista do HC Inacelli Caires falou sobre o diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Na fase inicial, o câncer de cabeça e pescoço pode não apresentar sintomas, mas com a evolução do tumor alguns sinais podem ser observados, como o surgimento de lesões (feridas), sangramentos, manchas, demora em cicatrizações, nódulos (caroços) no pescoço e dores constantes no ouvido, entre outros.

O evento está sendo realizado pela Unidade de Oncologia e Hematologia do HC, com a participação das cirurgiãs-dentistas Leila Portela e Caroline Holanda, que atuam como voluntárias do setor no HC, além de estudantes de Odontologia da UFPE.

Data da última modificação: 29/07/2021, 18:58