Notícias Notícias

Voltar

HC comemora o Dia Mundial de Higienização das Mãos com ações educativas

Haverá distribuição de álcool gel, exibição de vídeos e dinâmica para reforçar a higiene das mãos

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adere ao Dia Mundial de Higienização da Mãos, comemorado amanhã (5), promovendo uma série de ações educativas que reforçam a importância dessa medida básica e eficaz na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. A lavagem correta das mãos também é uma das maneiras de evitar a contaminação pela Covid-19, associada ao uso de máscara e ao distanciamento social.

Nesta quarta-feira (5), a partir das 6h da manhã, os profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC estarão realizando uma dinâmica com os estudantes e os trabalhadores da instituição no hall da portaria 1 para reforçar a técnica correta de lavagem das mãos. “Para essa atividade, vamos utilizar a caixa pedagógica, um equipamento com luz negra que, em contato, com o luminol identifica os pontos de não conformidade. Iremos verificar, então, se está sendo feita a higienização de forma correta”, explica a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HC e uma das organizadoras do evento, Andreza Cavalcanti. Além dessa atividade, haverá a exibição de vídeos e cartazes para os pacientes e funcionários do hospital, além de distribuição de álcool gel e passatempos relacionados ao tema.

“A higiene das mãos tem um papel central na redução das infecções e é considerada como a intervenção mais importante para a diminuir a incidência de infecções por meio da interrupção da cadeia de transmissão dos microrganismos no ambiente de cuidados a saúde”, pontua Andreza. Ela acrescenta ainda que a Covid-19 mostra que a lavagem das mãos deve ser intensificada para garantir a sua segurança e a do outro. “É uma medida barata, simples e eficaz. Precisamos inserir em nossa rotina para a segurança de todos”.

Entre as seis metas internacionais de segurança do paciente, a redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde é uma delas, e a principal atitude para atingir essa meta é a lavagem correta das mãos.

Data da última modificação: 04/05/2021, 16:58