Notícias Notícias

Voltar

Galeria dos Reitores da UFPE ganha retrato do professor Amaro Lins

Em discurso emocionado, Amaro Lins cumprimentou e agradeceu às pessoas presentes, entre as quais familiares, amigos e colegas de trabalho

A Galeria de Reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ampliou a coleção, na manhã de hoje (14), com a aposição do retrato do professor Amaro Henrique Pessoa Lins. O evento foi realizado durante reunião do Conselho Universitário, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, Campus Recife, local onde todas as imagens estão permanentemente expostas. Amaro Lins foi reitor por dois mandatos, no período de 2003 a 2011. 

Fotos: Passarinho

Amaro destacou a importância da educação ao desenvolvimento do país 

“A aposição de um retrato de um ex-reitor traz muita responsabilidade porque esse retrato representa não apenas a pessoa, mas representa um tempo da Universidade, representa um trabalho realizado, representa muitas pessoas que compartilharam dos mesmos ideais, da mesma visão de universidade que o reitor”, afirmou Amaro Lins. “É um momento de extrema emoção, de grande agradecimento à Universidade por tudo que ela me propiciou ao longo da minha vida na Universidade e particularmente nos oito anos como reitor”, ressaltou ele. 


Ex-reitor lembrou a expansão da UFPE para o interior com novos campi

Em discurso emocionado, Amaro Lins cumprimentou e agradeceu às pessoas presentes, entre as quais familiares, amigos e colegas de trabalho, que lotaram o auditório. Ele destacou a sua passagem pela Reitoria, os avanços alcançados pela UFPE e a importância da educação para o desenvolvimento do país. 

Durante o reitorado de Amaro Lins, a UFPE passou por grande expansão, com a instalação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, concretizando a interiorização da Universidade. O Campus Recife foi ampliado, com 18 novos cursos e acréscimo de mais de 1.400 vagas, por meio do Programa Reuni do Governo Federal. Já em seu segundo mandato, inaugurou, no Recife, o novo Restaurante Universitário (RU). Também foi responsável por importantes parcerias de pesquisa entre UFPE e a Petrobras. 


O quadro foi pintado por uma das filhas do homenageado, Fefa Lins

O atual reitor da Universidade, Anísio Brasileiro, presidiu a solenidade e fez um relato sobre a trajetória de Amaro Lins como docente e como gestor. “Como professor, como gestor, como alguém profundamente ligado à sua família e, sobretudo, como amigo, Amaro é alguém que tem uma emoção, tem um desprendimento, tem um espírito do serviço público e do se dar ao público que é muito importante”, disse. A vice-reitora Florisbela Campos salientou a importância da interiorização da UFPE e agradeceu o empenho daquela gestão na implantação dos campi Vitória e Agreste. 

Além dos professores Anísio Brasileiro, Florisbela Campos e Amaro Lins, a mesa oficial da cerimônia contou com participação do professor Sueldo Vita, que foi assessor de Amaro Lins, e da técnica administrativa Lúcia Dias, que foi secretária de Amaro Lins. 

O retrato do professor Amaro Lins traz uma emoção extra para o docente, pois a pintura tem autoria de sua filha Fernanda Lins, cujo nome artístico é Fefa Lins. Ela é arquiteta e artista plástica. “Eu acho que não poderia ter presente melhor do que tê-la pintando esse quadro”, comemorou o homenageado. 

CURRÍCULO – Amaro Henrique Pessoa Lins é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), tem mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – (1980), doutorado sanduíche em Engenharia Civil pela UFRJ/Universidade de Oxford, na Inglaterra (1991), além de pós-doutorado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos (2002). Foi professor titular do Departamento de Engenharia Civil. 

Também foi diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE por dois mandatos, no período de 1996 a 2003; reitor da Universidade, também por dois mandatos, no período de 2003 a 2011; secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), no período de 2012 a 2013; e ainda foi coordenador-geral da Representação Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no período de 2008 a 2009. O docente aposentou-se da UFPE em 2017. 

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Passarinho.

Data da última modificação: 15/03/2018, 14:50