Fluir com a Vida indica Instituto voltado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher

Instituto Ressignificando Vidas oferece escuta, encaminhamento, atividades on-line e orientação às vítimas

No mês do Dia Internacional da Mulher, o projeto de extensão ‘Fluir com a Vida’, da Diretoria de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), que tem como um de seus objetivos trazer conteúdos voltados para a promoção do bem-estar, informa sobre as atividades do Instituto Ressignificando Vidas. Com um ano de atividade, o grupo atua na prevenção, enfrentamento e ressignificação da violência contra a mulher. A iniciativa foi idealizada por Cláudia Brandão, diretora geral do grupo, acupunturista com especialização no China Beijing Internacional Acupuncture Training Center e formanda do curso de Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho).

Todas as integrantes a frente do trabalho do grupo possuem alguma afinidade com a temática da violência contra a mulher, seja por conhecer alguém que já enfrentou algum tipo de relacionamento abusivo, seja por ter sido vitimada ou por já trabalhar na rede pública de apoio às mulheres. O grupo também discute a violência contra a mulher idosa, patrimonial, psicológica, assédio sexual e moral e masculinidades tóxicas. O Ressignificando Vidas, em parceria com o Grupo Gestar e Parir, aborda ainda a violência obstétrica, parto domiciliar e a ressignificação da ginecologia natural.

A iniciativa conta com uma equipe de diversas áreas do conhecimento, englobando coordenação de apoio psicológico, jurídico, educação e promoção à saúde da mulher, que segue os protocolos de atendimento e acolhimento do plano de política nacional do combate à violência contra a mulher, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Instagram do instituto
@ressi.gnificando_vidas