Exposição virtual “Identidades em Azul: Cianotipia e Autorrepresentação” tem abertura no próximo dia 28

A exposição virtual “Identidades em Azul: Cianotipia e Autorrepresentação” tem abertura, no dia 28 deste mês, a partir das 14h, no Instagram do Grupo de Pesquisa Symbolismum – Estudos sobre Imaginário e Complexidade, do curso de Artes Visuais do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, do Campus Recife. A mostra, que tem incentivo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), conta com aproximadamente 80 imagens de oito artistas. A coordenação é do professor Eduardo Romero Lopes Barbosa, do Departamento de Artes.

Trata-se da primeira exposição virtual do grupo Symbolismum. A iniciativa propõe a apreciação das investigações no âmbito das Artes Visuais e da Fotografia contemporânea, dos limites e do entrecruzamento entre linguagens visuais criadas no seio das vivências pessoais (autorrepresentação) na sociedade, que é ontologicamente produtora de imagens. Logo, “Identidades em Azul” pretende, a partir da técnica fotográfica da Cianotipia, experimentar, criar e questionar as identidades a partir da autorrepresentação, as relações dos processos históricos e alternativos da Fotografia com as Artes Visuais, suas possibilidades de inovações na produção da imagem.

Oito artistas participam da exposição. São sete estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais/CAC/UFPE, sendo cinco da Licenciatura em Artes Visuais (Camila Cantil – @camila.cantil, Carol Mota – @moota_c, Izabel Karime – @deusei, Leonardo Bertrand – @leonardo.bertrand e Rebeca Liberal – @saturnbecky), uma aluna do Bacharelado em Artes Visuais (Selly Costa – @sellymcosta) e uma estudante do Mestrado em Artes Visuais (Marina Soares – @marinasoaresfotografia), além do coordenador do projeto e do grupo Symbolismum, professor Eduardo Romero. O design gráfico está a cargo de Marina Soares.

No dia da abertura, além do acervo de cerca de 80 fotografias impressas com a técnica da Cianotipia, estarão disponíveis vídeos com depoimentos sobre o trabalho. O projeto foi realizado durante a pandemia da Covid-19. “Estabelecemos uma dinâmica de trabalharmos a distância, cada um em suas casas. Montei um kit de impressão fotográfica para cada estudante e deixei na casa de cada um. Através de reuniões virtuais, vídeos e contato direto pelo WhatsApp, cada um fez a produção das fotografias, edição e impressão em Cianotipia”, explica o professor Eduardo Romero. A exposição é fruto de pesquisa aprovada no Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2019-2020.

symbolismumgrupo@gmail.com

Data da última modificação: 25/02/2021, 09:10