Exame Celu de espanhol como segunda língua realiza nova aplicação

Certificado possui selo do Ministério da Educação da República da Argentina

Estão abertas até o dia 22 deste mês as inscrições para o Certificado de Español Lengua y Uso (Celu), destinado a pessoas a partir de 16 anos que não possuem o espanhol como língua materna. O exame será realizado de forma totalmente remota, nos dias 28 de outubro e 3 e 4 de novembro, e conta com uma parte escrita e outra oral. O resultado estará disponível no dia 5 de dezembro. Para realizar a prova, é necessário possuir acesso a um computador com câmera e microfone, conexão de internet e o aplicativo Zoom. O teste possui o valor de 80 dólares e é possível obter um desconto de 15 dólares caso o interessado comprove baixa renda. As inscrições devem ser realizadas no site do Celu.

A prova propõe atividades de uso da linguagem com finalidades semelhantes às que ocorrem no dia a dia, como ler e discutir um artigo, escrever uma carta em resposta a outra, ouvir um artigo e escrever uma reportagem, assistir a um anúncio e falar sobre ele etc. O exame não apresenta questões específicas sobre a língua e sua gramática. No site, é possível acessar uma lista com respostas às dúvidas mais frequentes e exemplos de questões de provas anteriores.

O Celu é uma certificação internacional de espanhol como língua estrangeira oferecida pelo Consórcio Interuniversitário Espanhol, Segunda Língua ou Estrangeira (Else), do Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina. O exame é realizado desde 2004, com aplicação de provas duas vezes ao ano (junho e novembro). O certificado digital recebido é firmado pelo reitor de uma das universidades que integra o consórcio e possui selo do Ministério da Educação da República da Argentina.

Professora Imara Bemfica Mineiro
Responsável pelo Celu na sede UFPE