Notícias Notícias

Voltar

Estudo do Lika alerta para a importância do diagnóstico diferencial em pacientes acometidos pela covid-19 que apresentaram manifestações neurológicas após a infecção

Artigo foi publicado em agosto passado

Da assessoria do Lika

Um estudo que serviu de alerta para a importância do diagnóstico diferencial para detecção de outras patologias em pacientes acometidos pela Covid-19 e que apresentaram manifestações neurológicas após a infeCção, intitulado “Editorial of Concern”, foi elaborado pelos pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE Sara Sadok, João Ricardo Mendes e Rayssa Medeiros e publicado no Journal of Molecular Neuroscience em agosto passado.

O principal objetivo do artigo foi mostrar que a pandemia também trouxe a possibilidade de diagnosticar alguns pacientes com patologias raras, além de enfatizar os mecanismos por trás das conhecidas manifestações neurológicas, proporcionando a oportunidade de novos diagnósticos durante o internamento hospitalar em um período no qual os serviços de saúde estavam sobrecarregados.

De acordo com a médica e pesquisadora do Lika Sara Sadok, o estudo foi iniciado após o diagnóstico de um paciente com Calcificação Cerebral Familiar Primária (CCFP) que apresentou manifestações neurológicas após a covid-19. “O paciente em questão foi internado e apresentou convulsões. A partir daí, foi realizada uma tomografia de crânio que evidenciou as calcificações cerebrais simétricas e bilaterais, o que nos levou a suspeita do diagnóstico”, explicou.

A calcificação cerebral familiar primária é uma doença neurodegenerativa calcificante rara, caracterizada pela presença de depósitos anormais de hidroxiapatita – fosfato de cálcio – em regiões específicas do cérebro sendo frequentemente associada com alterações motoras e comportamentais.

Data da última modificação: 29/11/2021, 17:15