Estudantes e professores de Caruaru e Recife realizam lava-pés para alertar sobre cuidado ao pé diabético

Atividade atendeu mais de 200 pessoas no centro de Caruaru e mais de 100 em quatro unidades de saúde da família do Distrito 4, no Recife

A Semana Santa foi o mote da ação realizada em Recife e Caruaru pelo projeto de extensão “Lava-pés: cuidado ao pé diabético”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na última quarta-feira (13). A campanha aproveita o apelo da data para lembrar a importância do exame dos pés para pessoas que têm diabetes. Realizada há sete anos em Caruaru, a ação aconteceu na capital pernambucana pela primeira vez. “É uma campanha laica e não religiosa, mas que aproveita o ensejo da Semana Santa”, explica o professor Rodrigo Cariri, do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade.

Estudantes realizam exame clínico e orientação no Recife

Com apoio das prefeituras das duas cidades, a atividade atendeu mais de 200 pessoas no centro de Caruaru e mais de 100 em quatro unidades de saúde da família do Distrito 4, no Recife. “Muita gente ficou em casa sem se cuidar por causa da pandemia”, destaca o professor. Estudantes dos cursos de Medicina dos campi Recife e Caruaru participaram, além de alunos de Enfermagem do Campus Recife e de cursos na área de saúde do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces Unita), de Caruaru. A Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UFPE também fez parte da ação multidisciplinar.

O lava-pés é uma atividade curricular de extensão, voltada para adultos interessados em realizar o exame dos pés, presentes no local no dia da ação. As oficinas foram planejadas e ministradas pelos discentes do curso de Medicina. De acordo com os organizadores, a diabetes é a principal causa de amputação dos membros inferiores no Brasil. O objetivo é manter o autocuidado não só com os pés, mas também com o controle da diabetes. O estudante realiza exame clínico, lavagem dos pés, análise da glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Caso seja necessário, as pessoas são orientadas a buscar ajuda.

Em Caruaru, evento fez parte de semana de prevenção

A ação busca divulgar informações sobre o diabetes mellitus para a população em geral a fim de conscientizar as pessoas em torno do cuidado dos pés diabéticos. “A ideia surgiu com o intuito de associar a prática cristã (o ato de Jesus lavar os pés dos discípulos) ao exame médico do toque dos pés. Dessa forma, o profissional ou estudante de saúde acabam com a imagem do médico distante e assimilam o conceito de humanização e essa aproximação pode gerar no paciente a confiança de procurar um cuidado mais especializado”, explicam os professores, no projeto.

PÉ DIABÉTICO - Os organizadores explicam que cerca de 40% das pessoas diabéticas não sabem que têm o problema. A prevalência de diabetes da população geral é 8% e uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. O chamado “pé diabético” são alterações nos pés em consequência da diabetes, que podem causar ulceração e amputação destes membros. Cerca da metade das pessoas diabéticas podem ter alterações iniciais do pé diabético sem perceberem. A amputação é 10 a 20 vezes mais comum na população com diabetes do que na população geral.

Data da última modificação: 19/04/2022, 16:39