Estudantes de Direito da UFPE são vice-campeões da II Competição Brasileira de Direito e Processo Penal

Em certame que envolveu 44 instituições de Ensino Superior, a equipe de alunos e alunas da Faculdade de Direito do Recife (FDR) da UFPE foi vice-campeã da II Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, organizada pelo Instituto de Ciências Penais. Na disputa final, a UFPE enfrentou a USP, travando o duelo entre as faculdades de Direito mais tradicionais do país.

Estudantes receberam orientação e apoio de professores da FDR

Os estudantes do 7º ao 10º período, Alice Magalhães, Bárbara Nascimento, Breno Marcos, Eduarda Farias, Felipe Gustavo Ramos, João Figueiredo, Kléber Paes, Rodrigo Moreno e Vinícius Rocha contaram com a orientação da professora Manuela Abath e do professor Pedro Alves para enfrentar uma fase escrita – elaboração de um recurso de apelação e das respectivas contrarrazões – e a fase de sustentação oral, composta apenas pelas 30 melhores equipes classificadas.

Para Vinícius, “o amor ao Direito Penal e ao Direito Processual Penal, bem como a vontade de representar a Faculdade de Direito do Recife, a UFPE e o nosso Estado em uma competição nacional de alta relevância” foram motivos para se inscreverem. A equipe, que se uniu em torno do Grupo de Estudos em Processo Penal, em fevereiro de 2021, atribui o resultado “à dedicação e empenho de todos os membros, que se entregaram de corpo e alma à competição nos últimos meses, além do apoio dado pelos orientadores e professores”.

Oradores da equipe comemoram o resultado

COMPETIÇÃO – Na etapa classificatória da fase oral, a equipe da UFPE realizou dois painéis com a Faculdade Dom Helder, quando recebeu reiterados elogios e classificou-se junto a outras sete equipes para as quartas de final. Nessa nova etapa, após um competitivo duelo contra a FGV/RJ, os alunos Alice Magalhães e Breno Marcos – representando o Ministério Público – conduziram o grupo às semifinais, quando enfrentaram a UFPR, orientada pelo professor Guilherme Lucchesi.

Desta vez, a UFPE foi representada por Eduarda Farias e Vinícius Rocha e, diante de uma banca presidida pelo professor Alaor Leite, tornou-se a primeira equipe do Nordeste a chegar às finais de uma competição de direito processual. Segundo relato dos estudantes, “depois de reiterados elogios a ambas as equipes, a banca, composta pelo professor Juarez Tavares, pelo ex-ministro Néfi Cordeiro e pela professora Carla Silene, concedeu à USP o prêmio de campeã. Elogios, contudo, não faltaram à performance da equipe da UFPE. O professor Juarez Tavares reconheceu, inclusive, a sustentação da aluna Alice Magalhães como a melhor das finais”.

“Tal reconhecimento orgulha os membros da equipe por contribuírem – ainda que de forma singela – pela manutenção da Faculdade de Direito do Recife como referência nos debates jurídicos por todo o país”, reforça o grupo, que agradeceu, também, o apoio do professor Leonardo Carneiro da Cunha, que disponibilizou sua biblioteca pessoal para realização de reuniões e das sustentações orais, e do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (SINPEF/PE), que disponibilizou o auditório para o primeiro dia de sustentações.

Data da última modificação: 23/11/2021, 15:57