Empossada nova diretoria do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE

As professoras Claudete Fernandes Pereira e Carla Cláudia da Rocha Rego Monteiro são as novas diretora e vice-diretora, respectivamente, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, no Campus Recife. Primeiras mulheres a ocuparem esses cargos na história desse centro, elas buscam realizar um trabalho participativo e inclusivo a favor da instituição. A cerimônia de posse foi realizada, na última sexta-feira (21), de forma remota, com transmissão no YouTube da UFPE.

Em seu discurso, Claudete Fernandes defendeu a diversidade, a inclusão social e a educação pública e gratuita. Falou de sua trajetória de resistência e de como a educação transformou a sua vida como pessoa, estudante e professora. “Ressalto aqui nosso compromisso em defesa árdua da universidade pública, gratuita, de qualidade, com acesso de todos e todas independente de raça, credo ou orientação sexual. Firmes na defesa da universidade plural e inclusiva”, destacou a diretora empossada, que é do Departamento de Química Fundamental.

A docente também trouxe números sobre o CCEN, que é composto por quatro departamentos, além do ciclo básico. São sete cursos de graduação presenciais e um a distância e cinco cursos de pós-graduação. A comunidade do centro é composta por 94 técnicos administrativos, 137 docentes, 804 alunos de graduação e 501 alunos de pós-graduação. “Fica clara a sua importância [do centro] para a UFPE, para a sociedade pernambucana e a sociedade brasileira. Por essas razões, reitero, junto à comunidade do CCEN, o meu compromisso e da professora Carla de promover uma gestão coletiva e participativa, com toda a comunidade do CCEN”, prometeu a nova diretora.

“Espero, junto a Claudete, poder contar com uma gestão participativa, em que docentes, técnicos e discentes possam agregar os seus conhecimentos e multiplicá-los. Nosso plano de gestão é extenso e, infelizmente, estamos num momento desfavorável às universidades públicas, com corte de verbas e desmonte, mas seguiremos firmes e fortes em defesa da ciência”, defendeu a vice-diretora empossada Carla Monteiro, que é do Departamento de Estatística.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, fez o discurso panegírico em homenagem às duas professoras empossadas. Falou sobre as conquistas profissionais delas e da postura de união com a comunidade acadêmica, um compromisso da dupla à frente do CCEN. “Tenho certeza que teremos em vocês pessoas determinadas a preservar a história e a excelência desse centro, mas também construir o futuro, enfrentando os nossos muitos e novos desafios”, ressaltou ele.

“Hoje é o dia de a gente celebrar essa transição, fazer aqui uma referência e desejar a Claudete e a Carla toda sorte do mundo e, obviamente, toda a inteligência, sabedoria, paciência para que nós possamos, de forma articulada com todos que fazem a gestão da Universidade, tomar as melhores decisões para que nós possamos, portanto, fortalecer a nossa instituição no curto, médio e longo prazos”, declarou o reitor Alfredo Gomes.

Junto a isso, o reitor fez uma defesa da universidade pública e do compromisso com a ciência, crucial no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “São essas instituições que, se investidas de recursos e de programas e políticas adequadas, colocam o nosso país na geopolítica global de forma diferenciada”, adicionou ele. Já o vice-reitor Moacyr Araújo participou brevemente do evento devido a problemas técnicos de conexão à internet.

Sobre a expectativa para a nova gestão, a estudante do Bacharelado em Química Júlia Araújo espera comunicação e troca de informações entre as gestoras e a comunidade do centro em benefício de todos. “Nós, como alunos, [podermos] realmente saber o que é que está acontecendo, quais são as dificuldades; como nós, alunos, também podemos colaborar”, disse.

Representando os técnicos administrativos em educação, a servidora Vanessa Silva parabenizou as novas gestoras e também destacou a importância do trabalho colaborativo para alcançar a excelência nos resultados, um posicionamento abraçado pela nova diretoria. “Esta nova gestão já chegou mostrando que não está para brincadeiras, pois ela tem como objetivo fazer do CCEN referência de uma gestão participativa, uma fonte de pesquisa e extensão dentro da instituição”, assegurou.

Em sua despedida do cargo de diretor, o professor Marcelo Navarro agradeceu aos colaborados e desejou um bom mandato à nova diretoria. Ele lembrou o contexto de crise atual com a pandemia da Covid-19, que exigiu adaptações para o ensino remoto, e os cortes de verbas na educação pública num momento em que as Universidades, pautadas pela ciência, mostram a sua força no enfrentamento da pandemia. “Mesmo com todas essas dificuldades, tenho certeza que nós vamos superar essa crise e desejo que as professoras Claudete e Carla possam fazer uma excelente gestão”, afirmou. Ele dirigiu o CCEN junto com o vice-diretor Renato Cintra.

Data da última modificação: 24/05/2021, 12:56