Em solenidade virtual, UFPE vai outorgar título de Professor Emérito a Ranilson de Amorim Alves

O título foi proposto pelo professor Arnaldo de França Caldas, do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva

A UFPE vai homenagear o professor Ranilson de Amorim Alves, em solenidade virtual, na próxima terça-feira (28), às 15h, com a outorga do título de Professor Emérito. Tendo atuado na docência por mais de 44 anos na Universidade vinculado à graduação e à pós-graduação de Odontologia, ele ingressou como docente na UFPE em 1961 e se aposentou em 2005. Proposto pelo professor Arnaldo de França Caldas, do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, o título foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni).

O professor Ranilson possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1957); especialização em Radiologia pela Universidade de Pernambuco (1975), especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1961) e livre-docência pela Universidade Federal de Pernambuco em 1964. Na administração, ocupou cargos relevantes como a chefia de Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva; a presidência da Comissão de Raio X e Substâncias Radioativas (CoraX), entre março de 1993 e agosto de 1995 e, também, entre os anos de 1988 e 1992.

Amorim Alves também foi vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre 1988 e 1992, sendo agraciado com homenagem pelos serviços prestados à UFPE. Entre abril de 2000 e maio de 2005, foi presidente da Comissão de Pessoal Docente (CPPD), atividade importante no âmbito da UFPE.

O professor Ranilson de Amorim Alves ainda obteve destaque em órgãos de classe como acadêmico titular e fundador patrono da cadeira nº11 da Academia Pernambucana de Odontologia, chegando a presidi-la e participou como 1º vice-presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (Soepe).

Data da última modificação: 24/09/2021, 15:56