Em conferência, Redec reflete o papel dos alunos e dos professores no processo de ensino e aprendizagem

Evento transmitido pelo YouTube teve a participação da PhD Sofia Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Coimbra

“Estratégias de Aprendizagem Cooperativa: o impacto de uma oficina acreditada no desenvolvimento profissional e na prática pedagógica de professores”. Este foi o tema da conferência on-line realizada ontem (22), pela professora Sofia Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Coimbra e da Universidade de Santiago, em Cabo Verde. O evento faz parte das comemorações de quatro anos do programa de Residência Docente nas Ciências (Redec), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Os alunos devem unir esforços para alcançar os seus objetivos. É preciso se colocar em constante cooperação”, afirmou a professora Sofia Gonçalves, que também é PhD em Ciências da Educação, com especialização em Organização do Ensino e Formação de Professores. Seu trabalho de pesquisa enfatiza a aprendizagem cooperativa, motivação e formação de professores. “Os temas de pesquisa da professora Sofia estão em harmonia com o trabalho desenvolvido pela Redec”, enfatizou o professor Marcos Barros, um dos coordenadores da Redec, a respeito do conteúdo apresentado por Sofia.

A conferência teve como público-alvo alunos do 1° Ciclo do Ensino Básico (1° a 4° ano) e foi baseada no entendimento de que o ensino não é restrito apenas ao professor e ao aluno, mas plurilateral: professor, aluno, corpo escolar e comunidade. O encontro trouxe elementos teóricos para os professores desenvolverem sua autonomia e pensarem em novas estratégias para o ensino, principalmente em momentos de exceção como o causado pela pandemia do novo coronavírus.

“O estudante não deve ser encarado como um simples componente de ensino, mas protagonista no processo de aprendizagem”, enfatizou Sofia. Participaram ainda da conferência Dalvaneide Araújo e Simone Laureano, consultoras da Redec e doutorandas pela Universidade de Coimbra. A conferência foi coordenada pelo professor Marcos Barros, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Centro de Educação da UFPE.

Data da última modificação: 23/04/2021, 16:16